Videomapping A Luz do Amor em Alcobaça

Mupi Alcobaça-01O Mosteiro de Alcobaça é próxima tela escolhida pelo Atelier OCUBO para o espetáculo multimédia imersivo A Luz do Amor. A projeção vai ter lugar nos dias 19, 20 e 21 de novembro e a iniciativa é integrada na Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais.

De acordo com a organização, esta será a maior projeção jamais apresentada em Portugal numa só fachada, com 200 metros, no Mosteiro de Alcobaça. Mais uma vez, terá lugar uma viagem pelo tempo, com base na fundação do monumento, património histórico e cultural, desde a sua construção até aos dias de hoje, evidenciando o papel dos monges da Ordem de Cister e a importância das suas atividades no desenvolvimento social, cultural e económico da região.

A Luz do Amor integra-se na XVII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais e encerra as comemorações dos 25 anos da classificação do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça como Património Mundial da Unesco. Este é também o ano em que se assinalam, em França, os 900 anos da Casa Mãe da Ordem de Cister – a Abadia de Claraval.

A doçaria conventual em Alcobaça tem uma tradição rica e é herdeira das tradições gastronómicas dos Monges e Monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça que, em mais de oito séculos de permanência na região, deixaram como marca de excelência a sua dedicação à sua terra. Em termos de doçaria e licores conventuais, são famosas as cornucópias, o Pão-de-Ló de Alfeizerão, as trouxas-de-ovos, a ginja de Alcobaça, entre muitas outras iguarias.

Texto de Tânia Fernandes

Artigo anteriorConstança, A Princesa Traída por Pedro e Inês – O Outro Lado da História
Próximo artigoRitmos Brasileiros Marcaram a Primeira After Work Party do Evolution Lisboa

Leave a Reply