Trabalhos De Pintura E Desenho De Pedro Chorão Em Exposição Retrospectiva Em Lisboa

Corpo a Corpo Com a Pintura, de Pedro Chorão, é a mostra que se pode ver a partir do próximo dia 11 de novembro, às 19h00, na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria.

A mostra, organizada pelas Galerias Municipais, é composta pelo núcleo de trabalhos de pintura de Pedro Chorão, e juntamente com o núcleo de desenho, A Torto e a Direito, apresentado na Fundação Carmona e Costa, compõe a retrospetiva O Que Diz a Pintura – o Trabalho de Pedro Chorão (1971-2016), comissariada por José Luís Porfírio.

Em Corpo a corpo com a Pintura, apresentam-se maioritariamente trabalhos sobre tela, datados de 1971 a 2016, juntamente com alguma documentação e uma escolha das fotografias alentejanas; refletindo um percurso onde o tema pictural conta mais do que a cronologia, a construção do quadro é sempre mais importante que a figura ou a narração, e que vai terminar num impressionante muro de pintura já do presente ano.

Já na Fundação Carmona e Costa, os papéis de A Torto e a Direito são exercícios mais experimentais e de menor escala, onde o cortar, rasgar, colar se impõe, mas onde um permanente sentido de construção, uma ordem no caos se manifesta constantemente.

De formação científica, Pedro Chorão estudou biologia em Liverpool entre 1963 e 1967 e começou a interessar-se por artes plásticas em Inglaterra e em 1967/8, tendo-se inscrito em História de Arte na Escola do Louvre, em Paris.

Hoje em dia, Pedro Chorão tem um trabalho na área das artes com mais de quarenta anos, nomeadamente no Desenho e na Pintura.

Corpo a Corpo com a Pintura pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h00-13h00 e das 14h00 às 18h00, na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, com entrada livre.

Autor:Texto de C&H
Artigo anteriorTeatro Maizum Apresenta Ciclo De Leituras Encenadas Na Casa Da Achada
Próximo artigoPorto Editora Publicou Novo Romance Juvenil De Sophie Kinsella

Leave a Reply