São 12 As Sardinhas Bordallianas De 2022

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Todos os anos juntam-se novas sardinhas ao já extenso cardume bordalliano, este ano juntaram-se 12 novos elementos ao cabaz e já foram dadas a conhecer.

Da autoria de vários artistas nacionais e brasileiros, as 12 novas sardinhas de faiança, contam com autoria de artistas como Duvivier, José Aurélio, Sónia Travassos, Herculano Costa, e Raquel Krugel, e vêm agora integraz o cabaz de 100 Sardinhas By Bordallo Pinheiro. Como já é habitual todos os anos saem modelos de edições passadas e entram as novas, mas nunca ultrapassando o total de 100 modelos diferentes.

A nova série de 2022 tem como tema “Tarot da Sardinha”, é marcada pelas cores e padrões fortes e coloridos, que remetem para a alegria, e enriquecem assim a colecção que surgiu em 2014, (resultante da colaboração entre a Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro (fundada em 1884 nas Caldas da Rainha) e a EGEAC/Câmara Municipal de Lisboa (por ocasião das Festas de Lisboa).

Nuno Barra, administrador da Bordallo Pinheiro, explicou ao C&H aquando o lançamento das novas sardinhas que “Estamos muito contentes com a colecção deste ano, tentámos diversificar um bocadinho e apostar mais no Brasil. Assim, temos peças de vários artistas plásticos, designers, ilustradores de Portugal e do Brasil (e não só) e também de estilistas e humoristas do Brasil.”

Em relação à decoração, o responsável da marca destacou ainda os padrões e as cores quentes e fortes, resultando em peças muito alegres e coloridas.

Entre as 12 sardinhas de 2022 destaque para a Sardinha de Autor, assinada por José Aurélio, e que é uma edição numerada limitada a 176 exemplares.

Sardinhas 2022

A Lagosta Que Me Habita by Luciana Novis (Stylist – Brasil)
Curiosa by Alix Duvernoy (Stylist – Brasil)
A Galope by Sónia Travassos (Artista plástica – Portugal)
Silêncio by Herculano Costa (Artista plástico – Portugal)
Primavera by Mercedes Bellido Piñol (Ilustradora – Espanha)
Sardenta by Duvivier (Humorista e escritor – Brasil)
Mangá by Ana Carolina (Jovem estudante do secundário com muito talento – Portugal)
Greta by World Press Cartoon (Dário Castillejos – México)
Barcelo by Raquel Krugel (Ilustradora e Sound Designer – Brasil)Nova Costa by Ana Sofia Duarte Gonçalves (Ilustradora – Portugal)
by Betina de Luca (Stylist – Brasil)
Azulejinha by Raquel Krugel (Ilustradora e Sound Designer – Brasil)
Óscar da Sardinha – Sardinha de Autor by José Aurélio (Artista plástico e escultor – Portugal)

As novas sardinhas (e também as antigas) estão à venda nas lojas Vista Alegre, Bordallo Pinheiro e online e custam 19,90 euros cada uma. O pack de duas tem um preço de 37,90 euros, e a sardinha de autor, tem o custo de 199 euros e é numerada e limitada a 176 exemplares.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.