Rock Street do RIR 2014 já foi apresentada e deu início à contagem decrescente para o Festival

Por Elsa Furtado (texto e fotos)

rockstreetrir2014_13A Cidade do Rock  já começa a ganhar forma, de um lado o Palco Mundo, do outro o agora designado Palco Vodafone e mais para esquerda (de quem sobe) a Rock Street já começa a ganhar vida. Este ano, a rua cenográfica da Cidade do Rock foi buscar a inspiração à Grã-Bretanha e à Irlanda, nomeadamente Camden Town e Grafton Street e promete muita animação.

A rua vai funcionar durante todos os dias do evento, das 16h00 à meia-noite, com a promessa de “oito horas de um ambiente alegre e divertido, onde o público se sente a viajar pelo exótico bairro londrino Camden Town e pelo irlandês Grafton Street, com artistas de rua também imersos nesta temática”.

Com direcção artística de Bruce Leitman, esta área vai contar com o Palco EDP Rock Street, onde vão atuar nove bandas e diversos artistas, a RSBB (Rock Street Big Band) – que vai apresentar um repertório de homenagem aos Beatles, momentos de improviso, estátuas humanas, atores, malabaristas e ainda outras surpresas.

“Nesta edição, quem passar pela Rock Street vai encontrar uma estátua viva de John Lennon, um Guarda do Palácio de Buckingham, um fotógrafo vitoriano com adereços para o público, músicos interpretando clássicos do rock inglês, bandas de música irlandesas, gaita-de-foles escocesa (que dará as boas vindas aos festivaleiros na abertura de portas), um violino irlandês, malabaristas punk, Hula Hoop, assim como outras figuras presentes na última edição: caricaturista, acrobatas, mágico e cartomante”, explicou o responsável pela programação.

Ao longo da rua, e à semelhança da edição anterior, os festivaleiros vão poder encontrar  20 lojas, bares e restaurantes inspirados nos pubs ingleses e nas ruas de Dublin, onde vão estar presentes marcas como, a Caixa Geral de Depósitos, Lúcia Piloto, Heineken, Watx & Colors, FNAC, Continente, Multiópticas, Vodafone, MOP, Multidados, Portugália, Telepizza, Leitão no Pão e Diário de Notícias.

Alem das casas, outra das alterações aqui na rua, é a substituição do Coreto pelo Palco EDP Rock Street, com cerca de 13 metros de largura e 3,5 metros de altura.

Para aqui estão agendados concertos da RSBB, dos Terra Celta, a holandesa Lisa Lottie, Banba (irish dance), do O’Gilins Irish Bar  no Cais do Sodré para o RiR, os Melting Pot (atuam dia 25 de maio), Heymoonshaker (atuam nos dias 30 e 31 de maio), For Pete Sake (atuam dia 25 de maio e 1 de junho), Drowning Bride (atua dia 29 de maio) e uma Irish Party, que encerra o palco todos as noites do Festival.

Uma programação muito variada, que a organização espera que agrade e leve à interacção com o público.

Depois da Rock Street e do respetivo palco, é a vez da programação do novo Palco Vodafone, que até agora apenas se sabe que vai ter uma filosofia e temática diferente do antigo Sunset, e o tão aguardado anúncio da presença dos Xutos & Pontapés nesta edição especial de aniversário.

Uma acção realizada em ritmo de festa, com muito sol e que assinalou também o início da contagem decrescente para o arranque do Festival, no dia 25 de maio, nas palavras de Roberta Medina.

Artigo anteriorBiografia de Zeca Afonso escrita por José A. Salvador chega às livrarias a 17 de Abril
Próximo artigoHá Peixe no Pátio da Galé

Leave a Reply