Rembrandt e Paula Rego em Diálogo no Museu Gulbenkian

mReportagem de Susana Gonçalves e Tânia Fernandes
 

Num dos corredores do Museu Gulbenkian, em Lisboa, estão agora expostos uma pintura de Rembrandt (Figura de Velho – 1645) e um quadro de Paula Rego (O Tempo – Passado e Presente – 1990). As duas obras estão colocadas lado a lado, incitando o visitante a observar similitudes e diferenças,  a partir da representação de um tema comum – o Tempo. A mostra inclui, ainda, a apresentação de dois desenhos – um de Paula Rego, preparatório do quadro exposto, e um outro do pintor holandês, evocando a figura do ancião.

Esta é a primeira intervenção no espaço do museu integrada na iniciativa Meeting Point, com a qual se pretende expor, lado a lado, duas obras de épocas diferentes, provenientes das coleções do Museu Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna.
Com esta iniciativa tenciona-se construir um espaço de reflexão e de questionamento sobre as leituras das obras de arte.

A exposição em diálogo das obras de Rembrandt e de Paula Rego termina no dia 21 de setembro e tem curadoria de Helena de Freitas. A iniciativa tem lugar no Museu da Gulbenkian e pode ser visitada de terça-feira a domingo entre as 10h00 e as 18h00. A entrada no Museu custa 5 euros e é gratuita aos domingos.

m m

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.