Olhares Do Mediterrâneo No Cinema São Jorge Até 3 De Novembro

A 6ª edição de Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival decorre até 3 de novembro, no cinema São Jorge, em Lisboa, com a exibição de mais de 50 filmes criados por mulheres, numa «demonstração da vitalidade atual da mulher na criação cinematográfica», com obras de 31 países, a maioria dos quais em estreia nacional.

A abertura do festival é assinalada com a exibição de Paradise Without People, da italiana Francesca Trianni, uma co-produção entre Grécia, Alemanha e Estónia. Trata-se da primeira longa-metragem documental da jornalista da Times e acompanha duas mulheres oriundas da Síria, que dão à luz no hospital grego, no auge da crise europeia dos refugiados.

A fechar o Olhares do Mediterrâneo, Freedom Fields, da líbia-britânica Naziha Arebi. Filmado ao longo de cinco anos, o filme acompanha três mulheres e a sua equipa de futebol na Líbia pós-revolução, enquanto o país mergulha na Guerra Civil.

Os filmes apresentados no decorrer do festival abarcam «desde o corpo das mulheres e a sua expressão, aos direitos e igualdade de género e às relações familiares e afetos; dos diferentes espaços em que habitamos no mundo de hoje, às migrações e deslocações em busca de refúgio».

A programação de Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival conta ainda com debates, mesas-redondas, masterclasse, exposição fotográfica e workshops para adultos e crianças.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.