O Mundo Mágico De Harry Potter Para Descobrir A Partir De Hoje Em Lisboa

Por Elsa Furtado e Tânia Fernandes (Fotos)

Harry Potter: The Exhibition

Não é necessário ter varinha ou vassoura voadora para entrar neste universo de magia. Feiticeiros e Muggles têm na exposição de Harry Potter, que abre hoje ao público, em Lisboa, uma oportunidade de ficar a conhecer, ao detalhe, as aventuras do mais famoso aluno de Hogwarts.

Harry Potter™: The Exhibition chega agora a Lisboa numa joint venture entre a produtora nacional Eveything Is New, a Sold Out, a Encore a Fimalac e a GES Events. Para instalar a mostra foi escolhido o Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações em Lisboa. Uma escolha feita depois de visitar vários locais da Capital, segundo explicou ao C&H Frank Torres, da GES Events, aquando a apresentação à imprensa. “Nós precisávamos de um espaço com tamanho, altura e condições para instalar a exposição, e este foi o que reunia melhores condições.”, e esclareceu ainda que “Nós trouxemos tudo de fora, menos a tenda, foi tudo montado aqui, como por exemplo a neve que vai cair ao longo desta quadra de Natal”.

Uma recriação que se pretende o mais fiel possível aos cenários dos filmes de Harry Potter, ora não fosse a mostra feita em parceria com a Warner Bros, ocupa 1.500 metros quadrados, ocupados com adereços dos filmes.

Mas afinal o que podemos ver quando entramos no mundo mágico de Harry Potter?
Depois de passarmos os imponentes portões de Hogwarts, somos sujeitos à primeira prova – a escolha pelo chapéu selecionador. A que equipa pertencemos, Gryffindors, Slytherin, Ravenclaw ou Hufflepuff? O chapéu o dirá.

Escolha feita passamos a uma segunda sala, onde podemos ver algumas das cenas mais emblemáticas dos oito filmes da série, que têm por base os livros da inglesa J. K. Rowling.

Já no castelo, propriamente dito, e depois de passarmos pela “Mulher Gorda”, podemos ver alguns dos objetos pessoais e de trabalho, dos alunos mais famosos da Escola de Hogwarts: Harry Potter, Hermione Granger e Ron Weasley e também dos professores: Albus Dumbledore, Dolores Umbridge, Gilderoy Lockhart, Remus Lupin, Minerva McGonagall, Severus Snape, entre outos.

Móveis, roupa, livros, varinhas mágicas, vassouras, potes e material para poções não faltam por aqui, especialmente as mágicas e gritadoras mandrágoras. Passear pelo Great Hall, pela Sala Comum dos Gryffindor, por algumas salas de aula como Poções e Herbologia, entre outros espaços.

O que também não podia faltar era a cabana de Hagrid, aqui recriada e na qual podemos entrar e tocar nos objetos expostos. Experimentar as emoções do Quidditch™ e lançar uma Quaffle.

A seguir passamos pela Floresta Proibida, encontramos criaturas mágicas, como o Thestral, o Dragão Cauda-de-Chifre da Hungria, Buckbeak e a aranha gigante Acromantula.

A visita termina no Salão Nobre, em clima de festa, com trajes do baile Yule ™, decoração a preceito e ainda as guloseimas preferidas dos jovens feiticeiros.

Acompanham a visita as músicas dos filmes, que nos fazem sentir que estamos mesmo dentro do universo mágico de Harry Potter.

A todos os visitantes, especialmente para os mais puristas e fãs de Harry Potter, convém advertir que, esta mostra tem por base o universo dos filmes e não dos livros.

Harry Potter™: The Exhibition chega agora a Lisboa depois de ter estreado no Museu de Ciência e Indústria de Chicago, em 2009, e ter passado por cidades como Boston, Toronto, Seattle, Nova York, Sydney, Singapura, Tóquio, Edmonton, Colónia, Paris, Xangai, Bruxelas, Madrid, Amsterdão, Milão, Berlim e Valência.

Na inauguração em Lisboa marcaram presença os atores James Phelps, Oliver Phelps (os atores que interpretam os gémeos Weasley) e a dupla criadora do artwork Miraphora Mina e Eduardo Lima.

Harry Potter: The Exhibition

A exposição pode ser visitada de segunda a quinta-feira, das 10h00 às 19h00 e de sexta-feira a domingo das 10h00 às 20h30, até dia 8 de abril de 2020. Os visitantes poderão programar a sua visita, uma vez que os bilhetes para a exposição são comprados com dia e hora marcada. A última entrada será realizada uma hora e meia antes do encerramento da exposição.

A visita pode ser realizada livremente ou com a companhia de um áudio guide, com informações os bastidores da produção dos filmes, com comentários dos produtores, estilistas, figurinistas e criadores de criaturas.

A entrada custa 16 euros ao dia de semana e 19 euros ao fim de semana. Há descontos para crianças e famílias e podem ser adquiridas no local e no site oficial.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.