Mira Schendel em exposição em Serralves

A primeira grande exposição de Mira Schendelmira_03, em Portugal, pode ser vista até ao dia 24 de junho no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto. Pouco conhecida no nosso país, onde expôs individualmente uma única vez em 1966, na Galeria Buchholz, em Lisboa, Schendel conta-se entre os mais prolíficos e significativos artistas latino-americanos. Contribuiu para redefinir a linguagem do modernismo europeu no Brasil.

Schendel nasceu em Zurique em 1919, viveu em Milão e Roma antes de emigrar para o Brasil em 1949. Em 1953, fixou-se em São Paulo, onde viveu e trabalhou até à sua morte, em 1988.

A exposição, organizada por Tate Modern e Pinacoteca do Estado de São Paulo em associação com a Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, reúne mais de 200 pinturas, esculturas e desenhos da artista, alguns apresentados pela primeira vez. Constitui uma oportunidade inédita para avaliar a singularidade, a vastidão e a importância da obra e a variedade de temas e meios explorados pela artista.

This slideshow requires JavaScript.

Mira Schendel pode ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 17h00, aos sábados, domingos e feriados entre as 10h00 e as 20h00. A entrada para o Museu e Parque de Serralves custa 8,50 euros, com desconto para portadores de cartão jovem, maiores de 65 anos, entre outros. A entrada é gratuita a menores de 18 anos.

Texto de Tânia Fernandes e fotografias de António Silva

Artigo anteriorOs Irmãos de Matilde é o novo título juvenil da Editora Babel
Próximo artigoFestival Panda ao Vivo regressa em Junho – Atualizado

Leave a Reply