MIMO Festival Arranca A 26 De Julho Em Amarante

De 26 a 28 de Julho o MIMO Festival volta a invadir as margens do Rio Tâmega, para uma quarta edição recheada de música, cinema, fórum de ideias, roteiro cultural, chuva de poesia e outras formas de arte, espalhadas pelas ruas, igrejas e museus de Amarante.

Na música o cartaz conta com nomes como o cantor brasileiro Rubel, um dos principais nomes da nova Música Popular Brasileira, com uma mescla de eletrónica e hip hop; o cantautor português Samuel Úria, referência da nova geração, com uma carreira marcada pelo punk, rock’n’roll e low-fi; o rapper brasileiro Criolo, num concerto exclusivo em Portugal; a “voz dourada de África”, Salif Keita; que conta já com 50 anos de carreira; o som Cabo-verdiano e afrobeat de Mayra Andrade e os promissores 47Soul, com o ritmo inovador Shamstep – uma fusão entre a música tradicional palestina, a electrónica, o funk e o hip-hop.

Também na música, nota para Stereossauro que convida Camané e Capicua; Miramar, projecto folk, blues e rock que junta as guitarras e imaginários de Frankie Chavez e Peixe; a Orquestra do Norte e DJ Ride, que vai encerrar a noite de sábado no Parque Ribeirinho.

O MIMO Festival conta ainda com a presença de Seun Kuti & Egypt 80; o trio Violons Barbares; os pianista e cantor italiano Stefano Bollani & Hamilton de Holanda, para um concerto de jazz único; os brasileiros Bixiga 70; o registo de bossa nova e música popular brasileira de Délia Fischer; a violinista Ana de Oliveira e o compositor pernambucano Sérgio Ferraz, que se unem para uma homenagem à música brasileira; Lívia Nestrovski & Fred Ferreira e um dos mais importantes DJ e VJ no Brasil, DJ Montano, residente do Festival.

O festival MIMO de Cinema, cuja música de vários géneros é o fio condutar, conta com produções inéditas de países como os EUA, França, Suíça, Brasil e Portugal. Em cartaz, exibições como Com a Palavra, Arnaldo Antunes, de Marcelo Machado; Onde está você, João Gilberto?, de Georges Gachot; Tetê, de Clara Lazarim e outras estreias a ter lugar no Cinema Teixeira de Pascoaes e nos claustros do Museu Amadeo de Souza-Cardoso.

O Fórum de Ideias e o Programa Educativo do MIMO, com vários debates, conversas e workshops agendados, constitui uma oportunidade única para contactar com músicos de referência e partilhar conhecimento. Entre o painel de oradores e convidados, nomes como Seun Kuti, Salif Keifa, Hamilton de Holanda, Stefano Bollani, Samuel Úria.

A Chuva de Poesia, um dos momentos altos do Festival, homenageia, este ano, o amor nas suas diversas formas, com poemas de Chico Buarque, Jorge de Sena, Mário Sá-Carneiro, José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Pablo Neruda, Florbela Espanca, Vinícius de Moraes, Gregório de Matos, Bocage, Fernando Pessoa, entre outros.

Na arte, destaque para a mostra Abstração. Arte Partilhada Coleção Millennium bcp que vai ocupar o Museu Amadeo de Souza-Cardoso com mais de 30 obras de 18 autores nacionais e internacionais como Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes, Mário Cezariny, Paula Rego, Júlio Pomar, Nadir Afonso, Eduardo Nery, entre outros. Artistas que se debruçaram sobre o abstraccionismo que foi, no século XX, um dos mais poderosos movimentos de afirmação da arte contemporânea. A exposição poderá ser visitada até o dia 27 de Outubro.

O Festival MIMO conta, nesta edição, com o “Prémio Mimo de Música”, com o objetivo de valorizar artistas de todas as regiões do país, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, constituindo um incentivo à inovação no campo da composição, originalidade, técnica e estética musical, em trabalhos autorais ou não, e ainda proporcionar a descoberta de novos talentos. O vencedor atuará no palco principal do MIMO Festival Amarante, no Parque Ribeirinho, e será convidado a integrar a programação do MIMO Festival Brasil, no Rio de Janeiro ou em São Paulo, a realizar nos próximos meses. O Artista Revelação recebe como prémio a gravação e edição de um EP, com seis faixas, a ser lançado pela Valentim de Carvalho.

A entrada é gratuita.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.