Durante o mês de março o espírito da Páscoa invade a cidade de Viena, na Áustria, com os seus tradicionais mercados, decorações típicas e ovos artisticamente decorados, delícias gastronómicas e um vasto programa musical.

Um dos mercados mais famosos e mais concorridos é sem dúvida o do Palácio de Schönbrunn, adjectivado como o mais romântico dos mercados. Aqui podem.se encontrar mais de 60 expositores, com iguarias gastronómicas e artesanato típico austríaco. Há ainda um espaço infantil onde as crianças desenvolvem a criatividade artística e realizam a tradicional Caça aos Ovos, enquanto os adultos desfrutam dos concertos de Jazz. Este mercado vai funcionar de 9 a 29 de março, diariamente, das 10h00 às 18h00.

Localizado numa antiga praça da Cidade Velha fica o Old Viennese Easter Market, em Freyung. Este é palco da maior construção com ovos da Europa, onde são utilizados cerca de 40.000 ovos decorados. Decorrem ainda provas culinárias, desde o Pão Osterpinze até ao carneiro assado, pratos típicos da época. Completam a oferta bancas de artesanato e floricultura e oficinas de Páscoa para os mais novos. O mercado vai funcionar diariamente, de 11 a 28 de março, das 10h00 às 19h30.

O terceiro mercado em destaque é o Mercado de Artesanato na Praça Am Hof dedicado a peças feitas à mão, divulgação da cultura pascal vienense, além dos arranjos florais, dos ovos e das decorações. O mercado vai funcionar de 11 a 28 de março, de segunda a quinta feira, das 11h00 às 20h00, e às sextas e sábados e feriados das 10h00 às 20h00.

O auge das celebrações tem lugar no Domingo de Páscoa, dia 27 de março, a partir das 11h00, com a Festa da Páscoa no Prater, onde vai haver  música ao vivo e muitos programas para os mais pequenos.

Texto de Rosa Margarida

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.