Margarida Sardinha Apresenta Symmetry’s Portal no Centro Ismaili em Lisboa

Sala de dos Hermanas – La Oscuridad del NudosO Centro Ismaili de Lisboa apresenta até 15 de fevereiro Symmetry’s Portal, uma exposição de arte da artista plástica Margarida Sardinha.

Esta mostra conta com 30 trabalhos e um filme que funcionam num corpo de trabalho de ilusões de ótica em que o simétrico e o aleatório se diluem em obras de três dimensões, originadas a partir de duas dimensões. Inspirada na sua extensa reportagem fotográfica e minuciosa observação da geometria do Palácio e dos Jardins de Alhambra, em Granada, expoente máximo da arquiteturaIslâmica na Península Ibérica,

Esta exposição foi concebida sob as descrições geométrico-matemáticas de Keith Critchlow -em que o estudo de padrões Islâmicos é analisado sob princípios metafísicos e cosmológicos -, Marcus du Sautoy e Roger Penrose. Segundo a teoria matemática, só existem 17 modos possíveis para obter a simetria no plano, sendo que apenas nos templos Egípcios e nos mosaicos Islâmicos de Alhambra se conseguem retratar essas 17 formas.

Pórtico del Cuarto Dorado – Órbita del Huevo CósmicoSymmetry’s Portal  explora de igual forma a arte islâmica como símbolo do divino e damaterialização do paraíso na terra, cabendo ao Centro Ismaili emoldurar e reforçar com asua arquitetura e simbolismo a visão da artista.

Margarida Sardinha, artista plástica, nascida em 1978, estudou arte e design em Londrese Paris e conta com uma carreira internacional invejável. Ganhou o prémio para melhor filme experimental no Hollywood Reel Independent Film Festival e o seu trabalho tem vindo a ser reconhecido através de vários prémios, distinções e menções honrosas, em vários festivais internacionais, como no New Orleans Film Festival ou como no Lucerne International Film Festival, entre muitos outros.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser vista todos os dias das 10h00 às 19h00.

Texto de Susana Sena Lopes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.