Já Estão Abertas A Candidaturas Para As 7 Maravilhas® Doces De Portugal

Ao contrário do habitual, foi num dia 12, que a equipa das 7 Maravilhas® apresentou e deu o pontapé de saída para a 8ª edição da iniciativa, este ano dedicada aos Doces de Portugal.

As candidaturas para as 7 Maravilhas® Doces de Portugal já estão a decorrer, e vão ter lugar até dia 7 de março. Este ano, cada candidatura pode incluir 7 doces, e na fase inicial serão escolhidos 140 candidatos. Depois vão a votos em programas de televisão, e em cada um serão eleitos 7 doces. Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas.

Depois passa-se a 28 pré-finalistas (sendo votados por cada um dos 18 distritos e pelas duas regiões autónomas, (eliminatórias distritais) entre julho e agosto); os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio, por duas semifinais, a decorrerem nos dias 24 e 31 de agosto. Depois serão apurados os 14 finalistas.

A final do evento terá lugar no dia 7 de setembro, com uma gala que terá transmissão em directo na RTP1, como habitualmente, com apresentação de Catarina Furtado e José Carlos Malato.

O concurso deste ano é dedicado “à doçaria portuguesa, entre a tradição e a inovação”, apostando na “inovação à base de produtos endógenos, incentivando ao empreendedorismo local”; e conta com sete categorias a concurso: Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação. Os 14 finalistas vão ser avaliados pela “tradição, importância económica, social e cultural dos doces”.

Doces conventuais, tradicionais, de autor, feitos com ingredientes nacionais e endógenos vão ser as estrelas a concurso, do Algarve até ao Minho, passando pelos Açores e a Madeira e voltando ao Algarve, e à Zona Centro, nenhum doce regional e nacional vai ficar de fora.

As 7 Maravilhas® Doces De Portugal vão ser reveladas a 7 de setembro de 2019.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.