Gymnasion de Raija Malka no CAM

Reportagem de Tânia Fernandes

malka_01Uma bola verde água, em escala monumental, chama a atenção do visitante para a entrada da exposição Gymnasion, da artista plástica Raija Malka. Especialmente concebida para a sala de exposições temporárias do Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Gulbenkian, o espaço surge como uma espécie de ginásio, onde pinturas, peças de cenário e volumes tridimensionais criam jogos de perceção relacionados com o desporto, o movimento e o exercício físico.

Tal como evoca o título da exposição – Gymnasion – este é um ginásio tal como o entendiam os gregos, para exercício do corpo mas também do espírito. As cores das telas puxam o visitante para dentro desta sala/ quadro onde ele é convidado a usufruir, sentir e movimentar-se neste espaço. O som ambiente, gravado no próprio espaço, é de um jogo de ténis entre Pedro Cartaxo e Fernando Sassetti.

Raija Malka nasceu em Turku, Finlândia em 1957 e vive, desde 2009, entre Lisboa e Helsinquia. Para além de pintar, a artista trabalha também na área da cenografia e figurinos para o teatro e a ópera.

Gymnasion pode ser visitada até ao próximo dia 26 de janeiro de 2014, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00. A entrada é gratuita.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.