Fundação Calouste Gulbenkian Apresenta Exposição Calouste: Uma Vida, Não Uma Exposição

Calouste Saris Gulbenkian, nascido a 23 de março de 1869, era um homem de negócios, colecionador de arte e um filantropo de origem arménia que, pelo amor à arte, à ciência, à educação e às causas sociais deixou um precioso legado a Portugal e ao mundo. E no dia 23 de março de 2019, para comemorar o 150º aniversário do seu nascimento é inaugurada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a exposição Calouste: Uma Vida, Não Uma Exposição, pelas 19h30, na Galeria do Piso Inferior, no Edifício Sede.

A exposição pretende ser “um percurso pela história de quem foi Calouste e do que deixou para as gerações seguintes”. Para expor uma vida que nunca quis exposição, o curador Paulo Pires do Vale criou um percurso inverso, que começa pelo legado de Calouste e atravessa a sua vida em sentido inverso à habitual ordem cronológica, desde a sua morte, em 1955, em Lisboa, até ao seu nascimento, em 1869, no antigo Império Otomano.

Com este percurso, Paulo Pires do Vale convida o visitante a assumir um papel ativo na construção da figura de Gulbenkian, tornando-se num arqueólogo que vai recolhendo pistas e vestígios, interpretando falhas e silêncios e que, no fim, cria a sua própria imagem de Calouste Sarkis Gulbenkian.

Ao longo deste percurso são mostrados fragmentos, objetos, fotografias, pistas abertas pelos diários e pelas suas cartas que podem ser mais ou menos explorados e deixam a perspetiva daquilo que poderá ter sido Calouste.

Uma exposição que, de acordo com Paulo Pires do Vale, procura criar “experiência de espaço, uma experiência intelectual, criativa, emocional, excitar a curiosidade e propor caminhos” ao visitante, que terá de “pôr em causa a noção de linha do tempo, de causalidade, e deixar espaço para a imaginação”.

A exposição é de entrada livre, e pode ser vista de quarta-feira a segunda-feira, entre as 10h00 e as 18h00.

Haverá ainda uma programação complementar com conversas, visitas orientadas, um acontecimento teatral para famílias com crianças dos 5 aos 10 anos e visitas guiadas para escolas e grupos.

Veja a programação aqui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.