FIMFA Lx17 Decorre De 11 A 28 De Maio

Os Teatros D. Maria II, Maria Matos, São Luiz, Taborda, Cinemateca, Museu de Lisboa e Livraria Ferin vão receber os vários espetáculo da 17ª edição do FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, entre 11 e 28 de maio.

Pelas várias salas lisboetas vão passar cerca de 15 projetos de reputadas companhias e criadores nacionais e internacionais. Este ano o certame arranca com o espetáculo Teatro Delusio, pela companhia alemã Familie Flöz, no Teatro Maria Matos, de 11 a 13 de maio.

De 12 a 14 de maio é a vez do Teatro São Luiz receber a companhia chilena Teatro y su Doble, com Feos, inspirado num conto de Mario Benedetti, em que marionetas tentam mostrar a relação do ser humano com a beleza e o seu oposto.

De 18 a 21 de maio, no mesmo Teatro é a vez do ballet aéreo para sacos de plástico de Phia Ménard (França), ao som da música de Claude Debussy.

De 19 a 21 de maio, o americano Paul Zaloom, apresenta The Adventures of White-Man no Teatro Nacional D. Maria II.

De 20 a 21 é a vez do Teatro São Luiz receber Celui Qui Tombe, do francês Yoann Bourgeois, num espetáculo de dança com seis performers. Nas mesmas datas, mas no Teatro Maria Matos, a companhia franco-norueguesa Plexus Polaire apresenta Before I Burn.

O Teatro de Marionetas do Porto e o Teatro de Ferro apresentam-se no Teatro Taborda; André Murraças, em estreia absoluta no FIMFA e Madalena Marques apresentam-se no Teatro São Luiz, e A Tarumba na Livraria Ferin. O Museu de Lisboa – Palácio Pimenta recebe os franceses Bêtes de Foire com o Petit Théâtre de Gestes.

No dia 22 a Cinemateca Portuguesa apresenta o documentário Puppet, do realizador americano David Soll, sobre a crescente popularidade da marioneta nos Estados Unidos.

Os bilhetes estão à venda nos locais e custam entre 3 e 15 euros, consoante as salas.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.