Festival Do Vapor Com Música, Teatro E Literatura Este Fim de Semana No Entroncamento

Começa já na próxima sexta feira, a festa que celebra a história, a memória e o património ferroviário. O Festival do Vapor vai ter lugar no Entroncamento de 28 a 30 de setembro e a entrada é gratuita. Custom Circus, Dead Combo e Katy O’Dowd fazem parte do programa.

A abertura tem lugar sexta-feira, às 20h30, com atividades e exposições: Crafts Fair, Jogos de Tabuleiro, Feira do livro, Carrocel Vitoriano, Minicomboio, Quadriciclos Ferroviários, Photo Booths, Banca Steampunk, Streetfood e Modelismo Ferroviário. Às 22h30 a companhia portuguesa Custom Circus apresenta o espetáculo Absurdium. Trata-se de um espetáculo de teatro alternativo, com um imaginário musical composto por originais e um largo repertório nas artes plásticas underground e nas performances imersivas.

No sábado o recinto abre às 10h00, com várias atividades programadas ao longo do dia, muitas delas ligadas ao movimento Steampunk. Às 16h00 terá lugar uma Conversa sobre Steampunk no panorama internacional com Katy O’Dowd, a autora dos livros de steampunk The Lady Astronomer e Memento Mori. Katy O’Dowd trabalhou vários anos como jornalista de Artes e Entretenimento, antes de passar para copywriting e, por fim, para se estabelecer como escritora de ficção. Escreve também sob o pseudónimo Derry O’Dowd, quando em conjunto com o pai, tendo assim publicado o primeiro volume da série de ficção histórica The Scarlet Ribbon, para além de ter um conto publicado na antologia Steampunk Internacional, lançada em Portugal, Reino Unido e Finlândia.

Às 19h00 está previsto um desfile de Cosplay e às 22h30 atuam os Dead Combo. Formada por Pedro Gonçalves e Tó Trips, que encarnam respetivamente a figura de um ganster e de um agente funerário, os Dead Combo têm como principais influências o Fado, o Rock e a música da América Latina, o que resulta num som minimalista, mas repleto de personalidade.

No domingo, a figura de destaque do programa é o Professor Elemental, artista de hip hop e apresentador. Com uma carreira com mais de uma década, foi reconhecido pelo seu videoclip ‘Cup of Brown Joy’.

Como Chegar?

A cerca de 1 hora de Lisboa, existem várias opções para chegar ao Festival Vapor. Para quem se deslocar de carro, há estacionamento disponível para os visitantes do FESTIVAL VAPOR no Regimento de Manutenção – Entrada Portão Norte. As viaturas poderão ficar parqueadas até à 1h00.

A organização do Festival Vapor disponibiliza um comboio especial com partida do Entroncamento às 00h45 com destino a Lisboa Santa Apolónia, com paragens em Santarém, Azambuja, Vila Franca de Xira, Alverca e Lisboa-Oriente, após o evento nos dias 28 e 29 de setembro. Para usufruir deste serviço deve dirigir-se ao Balcão de Acolhimento do Museu Nacional Ferroviário, nos dias do festival.

O programa completo do evento encontra-se disponível no site do evento.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.