Festival Do Contrabando Decorre Nos Dias 24, 25 E 26 De Março No Guadiana

A primavera chegou e trouxe com ela o início de um programa entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana (Huelva) – regiões fronteiriças entre Portugal e Espanha. Este festival representa uma viagem pelas margens do Rio Guadiana na tentativa de recuperar a tradição de vivência entre povos desta região, trazendo animação a todos os públicos.

É a primeira vez que este festival entra em cena, com começo já hoje, sexta-feira dia 24 de março e decorre durante todo o fim-de-semana.

Apreciar o património natural e desfrutar das paisagens são algumas das propostas apresentadas pelo festival que com o acesso a miradouros e à da tirolesa transfronteiriça de Alcoutim – local hostil que os chamados contrabandistas desafiavam noite e dia. Em detrimento desses tempos, Alcoutim e Sanlúcar, foram o cenário escolhido para este Festival.

Com um forte carácter cultural, o festival representa a herança natural em comum nestes dois espaços com um regresso aos nos 30 e 40 – recriando o dia-a-dia destes povos.

Desde desfiles, animação de rua, exposições, concertos e outras actividades – o programa influenciará o visitante a viajar no tempo e aprender mais sobre o que marcou aquela época e aquele povo, separado e ao mesmo tempo unido pelo mesmo rio – visto como uma fronteira natural entre Portugal e Espanha.

Como principal destaque do programa está a experiência que será possível usufruir nos dias do festival: atravessar o rio Guadiana através de uma ponte pedonal flutuante.

O programa inclui ainda: as 1ª Jornadas do Contrabando em Alcoutim; Concurso Fotográfico – Tráfico de artes no Guadiana; Feira à Moda Antiga e Mercado Solidário; Trail del Guadiana – Historia del Contrabando; Conhecer os Descobrimentos em ambiente real – Cais Central da Vila de Alcoutim; Gastronomia; Teatro; Teatro de Rua; Música; Arte Circense; Cinema; Workshops; Arruadas e animação musical; Exposições; Fotografia e Desporto e os detalhes podem ser consultados aqui.

Este é um programa que se insere no programa 365 Algarve –que irá promover entre outubro de 2016 e maio de 2017  mais de mil espectáculos e actividades no sector da cultura – contando com a organização da Câmara Municipal de Alcoutim para este evento.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.