Feira Do Livro Do Porto Homenageia Eduardo Lourenço

Decorre de 6 a 22 de setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal, a edição 2019 da Feira do Livro do Porto, organizada pela Câmara Municipal e comissariada por Nuno Artur Silva, que homenageia o pensador, filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço.

A Feira do Livro, com 130 expositores, promove apresentações, lançamentos de livros, debates, conversas, spoken word, um ciclo de cinema, uma exposição, inúmeras oficinas e ações de programa educativo e de animação.

A inauguração da Feira está agendada para o dia 7 de setembro, com atribuição da tília de homenagem a Eduardo Lourenço, seguindo-se uma homenagem ao autor, com as presenças de Lídia Jorge e Artur Santos Silva.

O auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolhe várias sessões e debates, desde “Escritores Contemporâneos em Tempos Conturbados”, no dia 8 de setembro, com a presença de José Eduardo Agualusa, Rui Zink, Isabela Figueiredo e Karina Sainz Borgo, passando pela “Agustina Bessa-Luís: Provocação Amantíssima”, com Hélia Correia, até ao “Eduardo Lourenço. Variações Sobre a Voz Que Ensaia”,  por Maria Filomena Molder, no dia 22 de setembro. 

As sessões de Spoken Word contam com os espetáculos Válvula, de António Jorge Almeida e Flávio Almada; Navio dos Loucos, de Cláudia R. Sampaio, José Anjos, João Morais e Carlos Barretto e Maze. 

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolhe também a exposição Heroínas de Histórias Improváveis, de António Jorge Gonçalves, com inauguração no dia 6 de setembro. O ciclo de cinema apresentará um conjunto de filmes à volta da Europa a “partir de temas que norteiam o pensamento da figura homenageada nesta edição da Feira do Livro”.

A Capela de Carlos Alberto é o palco das lições, onde serão abordados temas como a Literatura Portuguesa, Fernão de Magalhães, Jorge de Sena, Leonardo da Vinci, com as participações de Eduardo Pitta, Jorge Vaz de Carvalho, Carlos Fiolhais, Onésimo Teotónio de Almeida, entre outros.

Das sessões especiais agendadas destaque para as “Quintas de Leitura”, no dia 19 de setembro, pelas 22h00, com o recital Delírio Manso e o Porto de Encontro, no dia 22 de setembro, às 16h00, com o lançamento da Biografia de Manoel de Oliveira.

O escritor em residência desta edição é Nuno Costa Santos, estando agendada uma conversa com o autor no dia 20, pelas 19h00, com moderação de Nuno Artur Silva.

Uma última nota para o programa educativo, que vai desde o bebeteca à hora de conto, passando por espetáculos e conversas à volta dos livros e as oficinas de ilustração, de leitura, de encadernação, entre outras.

A Feira do Livro do Porto estará aberta de segunda a quinta-feira, das 12h00 às 21h30; às sextas, das 12h00 às 23h00; aos sábados, das 11h00 às 23h00 e aos domingos, das 11h00 às 21h30.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.