Exposição As Mil E Uma Noites Na Biblioteca Nacional De Portugal

Até ao dia 27 de outubro ainda é possível visitar a exposição As Mil e Uma Noites em Portugal, na Sala de Exposições, da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).

A exposição pretende redescobrir e valorizar a presença, em Portugal, do conjunto de contos, quase todos de origem árabe medieval, conhecido pelo título de As Mil e Uma Noites. Nela se reúnem, tanto traduções lusas d’As Mil e Uma Noites, como imagens do vasto património cultural – bibliográfico, cinematográfico, teatral e de outras expressões artísticas – inspirado por esta obra, em Portugal.

A mostra inclui traduções portuguesas, com base na tradução francesa de Antoine Galland, manuscritos árabes e outras versões francesas, adaptações d’As Mil e Uma Noites para crianças, desenhos, ilustrações e banda desenhada.

Seduzidos pela labiríntica narração da contadora Sherazade (Shahraz?d), os leitores d’As mil e uma noites são conduzidos por um mundo lendário, mágico e alegórico, povoado de reis, califas, tapetes voadores, misteriosas princesas, enganos, e trágicos amores, em que exotismo, sensualidade e – segundo alguns – um eco de misticismo se alternam e se (con)fundem.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h30 às 19h30, no sábado, das 9h30 às 17h30, com entrada livre. Está agendada um visita guiada, sujeita a marcação, no dia 24 de outubro, às 14h00, por por Fabrizio Boscaglia, Hugo Maia e Renata Fontanillas

À exposição é associado um catálogo que se encontra em preparação e que se prevê seja publicado em 2019.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.