Exposição Antológica de Jaime Silva em Oeiras

jaiemsilvaO Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras, apresenta a partir de hoje e até 30 de dezembro a exposição de pintura e desenho de Jaime Silva.

Esta é uma exposição antológica que integra obras da sua coleção pessoal, desde o início da carreira na Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1966/1975), em Paris (1978 /1980) e posteriores, do tradicional óleo sobre tela aplicado nalgumas obras de forma inovadora, à colagem e trabalho em técnica mista sobre papel.

Jaime Silva fundou e integrou entre 1975/77 o Grupo Puzzle, de destacada presença performativa na Arte Portuguesa. Regressado de Paris, realizou diversas exposições individuais em galerias de Lisboa e do Porto.

Recentemente expõs na Sociedade Nacionalde Belas Artes, em Lisboa, os seus Cadernos de Sombras (2010), no Palácio-Museu da Ajuda, Arquitecturas de (do) Interior (2011) e em Março deste ano, a sua exposição antológica esteve patente com grande destaque no Salão Nobre da SNBA.

Esta mostra que agora chega a Oeiras divide-se em três núcleos expositivos: “Confrontações”, que explora o trabalho sobre o corpo (1980/83) e a versão mais recente (2002/2005) efetuada a partir de modelo nu; “Corpo/Gesto” (1983/1987) com telas de grande dimensão, e “Núcleo Central”,que inclui a abordagem da Natureza, na sua dimensão paisagística.

A exposição tem previstas algumas atividades paralelas, como visitas guiadas à exposição pelo artista Jaime Silva, nos dias 30 de novembro e 14 de dezembro às 15h00, uma visita-jogo para público familiar, no dia 7 de dezembro, às 15h00 (com marcação prévia) e uma conversa com os artistas Eurico Gonçalves, José Manuel de Vasconcelos e Jaime Silva, no dia 19 de dezembro pelas 18h30.

O Centro Cultural Palácio do Egipto funciona de terça-feira a domingo (exceto feriados) das 12h00 às 18h00 e tem entrada livre.

 Texto de Susana Sena Lopes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.