CP Lança Comboio Histórico Do Vouga

Um Comboio Histórico pelo Vouga é a mais recente novidade da CP, no âmbito dos produtos históricos direcionado para o turismo, que se junta ao já conhecido Comboio Histórico do Douro.

Este novo comboio parte e regressa à estação de Aveiro, e tem paragens em Macinhata do Vouga e Águeda, todos os sábados, entre os dias 8 de julho e 30 de setembro, e cada viagem custa 29,50 euros.

A viagem tem lugar num comboio de via estreita, composto por uma locomotiva diesel 9004, fabricada em Espanha em 1964, e composto por três carruagens (uma de origem belga de 1908, outra fabricada na Alemanha em 1925 e a terceira construída pelos então Caminhos de Ferro do Estado, nas oficinas do Porto, em 1913), que foi totalmente recuperada nas oficinas da EMEF de Contumil, para restabelecer as suas condições de circulação.

O programa começa às 13h40, com partida de Aveiro pelas 13h40, chegada a Macinhata do Vouga pelas 15h08, com animação a bordo com grupo de música e cantares tradicionais da região e prova de pasteis de Águeda. À chegada a Macinhata do Vouga decorre uma visita ao Museu Ferroviário com possibilidade de degustar ou adquirir produtos regionais. O regresso decorre pelas 16h25 com paragem em Águeda e visita ao centro histórico daquela cidade, onde é possível observar o The Umbrella Sky – instalação de milhares de chapéus-de-chuva coloridos nas ruas da cidade, partindo depois para Aveiro, com chegada prevista pelas 19h08.

O bilhete custa 29,50 euros para os adultos e 16 euros para crianças dos 4 aos 12 anos inclusive. As viagens de comboio de ligação a Aveiro têm 30% de desconto nas viagens de Longo Curso (Alfa Pendular  Intercidades | Regional e InterRegional), e nos comboios urbanos do porto o bilhete de ida e volta custa 2 euros.

Este produto turístico junta-se ao já existente Comboio Histórico do Douro, realizado por carruagens da década de 40, com frequência diária, entre o Porto e o Tua, até 30 de setembro.

O Comboio Histórico do Douro – MiraDouro – parte de Porto São Bento às 9h25 e chegada à estação do Tua às 12h28; e no regresso, tem partida do Tua às 16h34 e chegada a Porto São Bento às 20h55 nos dias úteis e às 20h30 aos sábados, domingos e feriados.

O MiraDouro é realizado num comboio composto por uma locomotiva diesel dos anos 60 e por seis charmosas carruagens produzidas na década de 40 pela fabricante suíça Schindler e colocadas ao serviço na rede ferroviária nacional entre 1949 e 1977, onde estiveram quase vinte anos na Linha do Douro. As carruagens foram alvo de um restauro profundo pela EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (do Grupo CP).

O MiraDouro tem paragem em Porto Campanhã, Régua, Pinhão e Tua e os preços são idênticos aos praticados no serviço Interregional da CP (11,60 euros para o percurso Porto – Tua e 9,75 euros entre Porto e Peso da Régua).

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.