Cogumelo silvestre “à prova” este fim-de-semana em Odemira


Cogumelo2O Cogumelo Silvestre é o ingrediente principal de um fim-de-semana gastronómico que está a decorrer, com alguns pratos disponíveis em restaurantes de várias localidades do concelho de Odemira.

São várias as propostas de ementas confecionadas com púcaras, cantarelos e tortulhos, como salteados com alho, gratinados, em caldeirada, com lombinhos de porco e bife da vazia ou ainda com natas e castanhas.

melhores iguarias com cogumelos silvestres poderão ser apreciadas em cinco restaurantes nas localidades de Boavista dos Pinheiros (no Café-Restaurante Marisqueira “O Jaime” e Restaurante “O Bernardo”), de Colos (no Restaurante “Eira da Lagoa”) e em Vila Nova de Milfontes (nos Restaurante “Mar e Sol” e “Tasca do Celso”).

Entre os dias 7 e 9 de dezembro, está a ser promovido no concelho de Odemira um fim-de-semana gastronómico dedicado ao Cogumelo Silvestre..

Com a promoção de eventos gastronómicos temáticos, o município procura promover e valorizar os recursos endógenos do concelho.

Relacionado com esta iniciativa, está agendado para sábado um workshop sobre Micologia, com sessões teóricas e laboratoriais, saída de campo e jantar temático incluídos.

Pelo quarto ano consecutivo, o município de Odemira e a empresa Ecosativa-Consultadoria Ambiental promovem esta iniciativa dedicada ao cogumelo, que decorrerá entre o Auditório da Biblioteca Municipal, a zona envolvente à aldeia da Bemposta e a Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves.

O cogumelo é um dos produtos locais com maior potencialidade económica, não só pela quantidade recolhida anualmente no concelho, como pela sua qualidade e variedade de utilização gastronómica.

O workshop terá início pelas 9h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, com uma sessão teórica dedicada ao tema “Os cogumelos na alimentação e na vida das comunidades rurais”, seguida de uma saída de campo, na zona de Bemposta, para observação e recolha de cogumelos.

Depois de um piquenique, para o qual os participantes deverão levar merenda, o workshop continua da parte da tarde na Escola Secundária, em Odemira, pelas 15h00, com uma sessão laboratorial sobre a identificação macroscópica e microscópica de cogumelos. Pelas 18h00 horas terá início uma sessão teórica, com abordagens sobre o “Aproveitamento e gestão do recurso micológico no Alentejo Litoral”, e sobre a “Conservação e confeção de Cogumelos Silvestres”.

A 4.ª edição do Workshop de Micologia termina com a preparação informal do jantar, com o apoio dos participantes, e de um jantar micológico, pelas 20h00 horas, na cantina da Escola Secundária.

Texto de Ângela Nobre 

 

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.