Cidade do Rock já mexe na Bela Vista

Reportagem de Elsa Furtado (Texto e Fotos)

rir2014_apresentacao 22 May 2014 15-040A menos de 48 horas da abertura, a Cidade do Rock já mexe no Parque da Bela Vista, para o 10º aniversário do Rock in Rio Lisboa, que decorre a 25, 29, 30, 31 de maio e 1 de junho.

São cerca de 200 mil metros que durante estes dias têm uma vida e animação diferente, das 16h00 às 04h00 da manhã.

São cinco palcos com música e animação para todos os gostos, indo o destaque naturalmente para o Palco Mundo, por onde vão passar nomes como Ivete Sangalo, Xutos & Pontapés, Rolling Stones, Justin Timbarlake, entre outros. Por aqui, os concertos começam habitualmente pelas 19h00, com excepção para o dia 1 de junho, com o concerto de Kika a começar pelas 17h30 e os últimos terminam pela 1h30.

Este ano o palco tem 2.100 m2 de palco; 75 metros de comprimento; 25 metros de altura; 250.000 watt de som e mais de 300 projetores.

No topo do Parque, na direção oposta fica o novo Palco Vodafone, onde vão atuar os novos nomes e promessas da música, como os Vira Casaca, que ontem deram o ar da sua graça para quem passou pelo Parque. Aqui, as atuações começam pelas 16h45 e terminam pelas 20h45.

Os concertos entre os dois palcos vão acontecer a horas diferentes, “desencontrados” para o público poder assistir e desfrutar um pouco das duas áreas, segundo explicou Roberta Medina na conferencia de imprensa de apresentação da “Cidade”.

No fundo da colina fica a Tenda Eletrónica, este ano com novo aspeto e estrutura. Aqui a festa começa pelas 22h00 e termina pelas 4h00 da manhã.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Rock Street é uma das zonas que promete mais animação e atrair mais visitantes, inspirada na Grã-Bertanha e Irlanda, nomeadamente no bairro londrino Camden Town e no irlandês Grafton Street. Aqui, as animações começam às 16h20 e terminam às 23h00.

A animação principal vai ter lugar no palco EDP Rock Street, com música a lembrar as raízes irlandesas e inglesas, mas pela via vão também haver animadores, estátuas humanas, malabaristas e muito mais.

Esta vai ser também a zona de compras por excelência, por aqui vai ser possível encontrar a Caixa Geral de Depósitos, o cabeleireiro Lúcia Piloto, a Watx&Colors, a Fnac, a Vodafone, a Santa Casa, A Padaria Portuguesa, a Portugália, entre outras.

Com uma animação difrente vai estar a Street Dance, inspirada em Nova Iorque, e que pretende levar os diversos estilos de dança urbana à Cidade do Rock, como Breakdancing, Hip-Hop e Funk Dance, com exibições a decorrer entre as 16h15 às 22h00, por crews profissionais como o Jukebox Project (que será a crew residente), Jazzy Crew, Enigmatic Crew, All About/Thuggaz Troupe, Next Crew, Momentum Crew e que este ano conto com Cifrão como embaixador.  Haverá ainda dois grafitters portugueses, João Completo e Ivo Carvalho, que vão pintar um mural diferente todos os dias, ao mesmo tempo que decorrem as atuações das crews.

No recinto vai haver ainda uma área só para restauração: a Village, onde vão estar nomes como McDonald’s; Sushi Lisboa Moments; Sabor Serrano; O Padeiro e ainda o Hotel Dom Pedro.

Em matéria de diversão, quem vier à Cidade do Rock vai encontrar no topo da Rock Street uma Roda Gigante, com 27 metros de diâmetro e 30 cabines, podendo transportar 120 pessoas em cada viagem. A roda tem o patrocínio da Santa Casa e da EMBRATUR (Turismo do Brasil) e vai funcionar entre as 16h00 e as 2h00.

Como habitualmente, em frente ao Palco Mundo, vai funcionar o Slide Heineken, a funcionar entre as 16h00 às 2h00.  As diversões ficam completas com o Bag Jump da Caixa Geral de Depósitos.

rir2014_apresentacao 22 May 2014 17-023

Pelo recinto vão haver outros espaços com animação, como o stand /palco Yorn com animação e aulas de dança e o stand da Embratur . O organismo responsável pela promoção do destino no estrangeiro volta a patrocinar o Festival (que nasceu no Rio de Janeiro), e volta a trazer ao recinto demonstrações musicais de um grupo de percussão, e ainda a possibilidade de fazer pinturas de rosto e receber brindes. Em destaque este ano vai estar a acção Penalty Virtual, (já antes apresentada na BTL), para promover o Mundial de Futebol, e que promote animar os visitantes, o participante que tentar marcar um penalti participará do sorteio de um tablet.

Nos acessos e circulação no recinto, de destacar este ano, duas plataformas com vista privilegiada para o Palco Mundo e para o Palco Vodafone – com 100 m2 e 25 m2, respetivamente – onde as pessoas que se deslocam em cadeira de rodas podem assistir aos espetáculos com um acompanhante e zonas de acesso próprias.

rir2014_apresentacao 22 May 2014 17-23A organização do Festival fez ainda questão de realçar a presença de cerca de 1000 agentes da PSP (para além dos seguranças da Prosegur), para assegurar a ordem e segurança no recinto e deixou alguns conselhos para desfrutar o melhor possível do RiR.

“Usar protetor solar durante os dias de calor, calçado confortável, e casacos à noite”, foram alguns dos conselhos deixados no ar.

Nestes cinco dias, Roberta Medina fez questão de destacar o espetáculo piro-musical, que vai ter lugar todos os dias do festival, e  que acontece entre o penúltimo e o último concerto, para festejar os 10 anos de RiR em grande.

Depois de dia 1 de junho, o Rock in Rio não acaba, “Nas palavras de Roberto Medina, fundador do festival, o RiR não termina, continua por aí fora, desta vez rumo aos Estados Unidos, e a promoção do RiR Las Vegas, vai começar em breve, em Portugal”, até lá, é contar as horas e os minutos até domingo, às 16h00, hora de abertura das portas na Bela Vista.

O cartaz deste ano inclui nomes como Robbie Williams, Ivete Sangalo, Paloma Faith e Boss AC e Aurea (25 de maio), The Rolling Stones, Gary Clark Jr. e Rui Veloso com Lenine e Angelique Kidjo e Xutos & Pontapés (29 de maio), Linkin Park, Queens of the Stone Age, DJ Steve Aoki e Capital Inicial (30 de maio), Arcade Fire, Lorde,  Ed Sheeran e a Homenagem a António Variações com Deolinda, Gisela João, Linda Martini e Rui Pregal da Cunha (31 de maio) e Justin Timberlake, Jessie J, Mac Miller, João Pedro Pais, Jorge Palma e Kika (1 de junho).

O Rock in Rio-Lisboa realiza-se nos dias 25, 29, 30, 31 de maio e 1 de junho, no Parque da Bela Vista. Os bilhetes para o dia 29 de maio já estão esgotados, para os restantes dias encontram-se à venda nos locais habituais por 61 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.