Centro de Congressos de Lisboa recebe Encontro com o Vinho e Sabores 2014 em Novembro

De 7 a 10 de novembro realiza-se o maior e mais antigo evento do país dedicado ao vinho e à gastronomia. É a 15ª edição do Encontro de Vinhos e Sabores, organizado pela Revista de Vinhos, que coincide com a celebração dos 25 anos desta publicação.

Com três pavilhões no Centro de Congressos de Lisboa, haverá lugar para um pavilhão totalmente dedicado à mostra e degustação de vinhos, um espaço para vinhos biológicos e outro by Gin&Tonic.

Entre as novidades, um espaço de destaque para os sabores, com a presença de queijos, fumados, enchidos, azeites e doces e um wine bar que terá uma carta de vinhos a copo renovada a cada dia.

Na zona lounge, onde está também integrada uma loja de vinhos, pode aproveitar para fazer uma pausa, desfrutar de um snack ou de um copo de vinho.

No programa, não faltam as sempre tão esperadas “provas especiais”, em pequenos seminários com provas de vinhos raros orientadas por especialistas que ajudam a descobrir todos os segredos.

Serão oitos as provas especiais agendadas para estes dias, sendo uma delas marcada pelo aniversário da Revista de Vinhos, 25 Anos da Revista de Vinhos, 25 Vinhos que Fizeram a Diferença.

Nas restantes provas, várias regiões vinícolas portuguesas e também internacionais deixam a sua marca. A Borgonha de Louis Latour, Prova Vertical: “Incógnito” de Corte de Cima, De Bordéus ao Douro com Vinhos de Jean Michel Cazes, Vinhos Barbeito – Malvasias, Lotes e Vinhos Velhos, Os Gloriosos Anos 60 da Caves de São João, Os Vinhos da Família Nicolau de Almeida – 3 Gerações ao Serviço do Douro e Baga, Bairrada & Baga Friends – A Soberba Colheita de 2011.

A inscrição prévia nestes seminários é obrigatória e dá acesso livre ao Encontro de Vinhos e Sabores no dia da respetiva prova.

O Encontro com o Vinho e Sabores está aberto ao público na sexta-feira, das 18h00 às 22h00, e no sábado e domingo das 14h00 às 20h00.

A entrada tem o preço de 10 euros, com acesso às provas dos vinhos e sabores em exposição, sendo necessário comprar o copo para provas que tem um custo de 3 euros.

Os leitores da Revista de Vinhos têm 50% de desconto na compra da entrada, na apresentação do cupão que foi publicado na edição de outubro, para compras no local ou on-line, no site da Revista de Vinhos.

Para o acesso ao espaço Gin&Tonic é necessário comprar o copo de gin, também com um custo de 3 euros.

No Encontro com o Vinho e Sabores 2014, tem lugar mais uma edição do “Concurso de Vinhos A Escolha da Imprensa”, no qual um alargado painel de jornalistas classifica em prova cega cerca de 250 vinhos, elegendo no final os Melhores Vinhos do ECVS 2014, que serão divulgados logo no primeiro dia do evento e colocados em prova no dia seguinte.

A segunda-feira, 10 de novembro, é exclusivamente reservada a profissionais, com workshops, provas e apresentações destinadas a profissionais e convidados, como a entrega de prémios, exposição e degustação dos queijos premiados no Concurso Queijos de Portugal 2013.

Texto de Marta Plácido

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.