Cascais celebra 450 anos do nascimento de Shakespeare

shakespeare_cascaisComemora-se em Cascais, de 3 a 5 de outubro, no Centro Cultural de Cascais e na Casa das Histórias Paula Rego, o 450º aniversário de William Shakespeare, com a presença dos académicos António Feijó, Maria Helena Serôdio, Mário Avelar, Mário Vieira de Carvalho, o encenador Carlos Avillez bem como Ana Padrão, Lara Beirão da Veiga e Valerie Bradley.

William Shakespeare, escritor inglês nascido em 1564, é considerado um dos mais influentes dramaturgos do mundo. Nesta homenagem destaque para o canto lírico, conferências, projeção de filmes, declamação de poesia e um excerto da peça Hamlet, com tradução do Rei D. Luís, interpretado por alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais entre outros.

Para além do programa principal, existem ainda eventos complementares de que fazem parte: Romeu e Julieta – Encontro desencontro, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, no Auditório Fernando Lopes Graça. Uma peça de teatro em luz negra baseada no clássico Romeu e Julieta destinada ao público infanto-juvenil, no Museu do Mar – Rei D. Carlos e um espetáculo de poesia Nas Entrelinhas dos Poemas, destinado a toda a família e inspirada no conjunto de obras de Paula Rego intituladas O Quarto de Shakespeare.

A iniciativa tem entrada livre.

Programa Completo

3 de Outubro no Auditório do Centro Cultural de Cascais :

21h00 – Canto Lírico com Direcção artística do Maestro Joao Paulo Santos, interpretadas pela Soprano Sonia Alcobaça e pelo pianista Nuno Lopes.

21h30 – I Conferência “O Rei, o Prisioneiro, o Professor: três capítulos da recepção de Shakespeare em Portugal” por Rui Carvalho Homem.

II – Otelo de Verdi numa encenação de Walter Felsenstein (1969), por Mário Vieira de Carvalho.

4 de Outubro no Auditório Casa das Histórias Paula Rego:

15h00 – Filme – O Mercador de Veneza (2004) de Michael Radford com Al pacino, Jeremy Irons Lynn Collins e Joseph Fiennes.

17h30 – Teatro Excerto da peça Hamlet ( Acto 1º, Cena V), interpretado pelos alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais.

18h00 – Conferência

III – Recriar Shakespeare na Cena Portuguesa por Maria Helena Serôdio.

IV – Conversa sobre uma viagem fantástica ao universo de Hamlet, Sophia e Fernando Moser, por Carlos Avilez.

21h00 – Filme Titus, de Julie Taylor com Anthony Hopkins, Jessica Lange, Alan Cumming, e James Frain.

5 de Outubro no Auditório Casa das Histórias Paula Rego:

15h00 – Filme Falstaff as Badaladas da Meia-Noite (1965) de Orson Welles, com Jeanne Moreau, John Gielgud, e Orson Welles.

17h30 – Poesia, 7 sonetos de William Shakespeare ditos por Ana Padrão, Lara Beirão da Veiga e Valerie Bradley.

18h00 – Conferência

V – Dois poetas ao encontro de um Poeta Carlos de Oliveira e Vasco Graça Moura e a poesia de William Shakespeare por Mário Avelar.

VI – A originalidade de Shakespeare por António Feijó.

20h00 – Encerramento

Texto de Teresa Leal

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.