Carnaval 2017: Atividades Para Celebrar

OCarnaval é tempo de folia e alegria, máscaras e serpentinas, a pensar nos miúdos, mas também nos graúdos, o C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões.

Na Capital começamos com uma proposta diferente. Que tal um Carnaval no Palácio? O Palácio Pimenta – Museu de Lisboa, no Campo Grande, abre as suas portas no dia 27 de fevereiro para um baile de máscaras, que começa às 19h00, com música barroca, prolongando-se pela noite dentro com o grupo Parapente 700 e DJ.
Os convidados devidamente mascarados são recebidos com uma máscara para colocar e brincar toda a noite, segue-se concerto de Les Secrets des Roys, músicos vestidos a rigor e inspirados no estilo barroco. O grupo P 700 segue com som ritmado do violino, concertina e voz. A festa continuará até às 01h30 ao som de um DJ, com a promessa de muita diversão entre confettis e serpentinas.
A entrada custa 5 euros e inclui uma máscara e uma bebida. As crianças menores de 12 anos têm entrada gratuita.

Já o Village Lisboa, no Calvário, vai organizar uma festa com o tema Safari para crianças, na sala nova, no domingo dia 26 fevereiro, com o apoio da marca de chás orgânicos BOS. A festa decorre das 11h00 às 16h00 e promete insufláveis, pinturas faciais, jogos e música. Para o almoço a proposta é cozido à portuguesa na Cafetaria, e por cada dois pratos de adulto há a oferta de um prato de criança (até aos 10 anos).

“A Brincar Aprendemos A Conservar” – este é o mote da festa de Carnaval que vai decorrer no Zoo de Lisboa, e que conta com a colaboração da Junta de Freguesia São Domingos de Benfica e o  Agrupamento de Escolas das Laranjeiras e de instituições particulares e de solidariedade social da freguesia, e que organizaram um desfile de carnaval e algumas atividades para que a brincar e por entre a folia de Carnaval seja feita a sensibilização para a protecção dos oceanos.
O jardim Zoológico vai ter ainda promoções de bilheteira e concursos de máscaras e estas são apenas algumas das surpresas. No dia 24 de fevereiro, pelas 9h30, tubarões, polvos, tartarugas, golfinhos, entre outros animais marinhos, vão desfilar pelas ruas de São Domingos de Benfica até ao Jardim Zoológico para sensibilizar os transeuntes para a Conservação dos Oceanos.
Já na terça-feira, dia 28 o Zoo preparou algumas surpresas, na bilheteira escolha entre duas promoções possíveis: na 1ª promoção, todas as crianças até aos 12 anos integralmente mascaradas não pagam, na compra de 2 bilhetes de adulto. Na 2ª promoção, todos os adultos ou seniores que se apresentem integralmente mascarados no âmbito da temática dos Oceanos usufruem de 50% de desconto na compra do seu bilhete.

Do outro lado da cidade, o Oceanário de Lisboa convida os mais pequenos a virem mascarados e partilhar o dia com os seres marinhos que também prometem estar em modo”carnaval” -“os palhaços vão ser peixes, o Picasso vai pintar com as barbatanas, o Unicórnio vai nadar em vez de correr, o Napoleão nunca tirará o “chapéu”, os pinguins estarão vestidos de gala e até o tubarão se disfarçará de touro”.
Nos dias 27 e 28 o Oceanário realiza também uma atividade para crianças entre os 4 e os 12 anos, na qual vai ser possível “criar disfarces inspirados nos animais mais coloridos e curiosos, desfilar pelas ondas de um fantástico jardim, e esconder-se nas deslumbrantes florestas tropicais”. A atividade decorre entre as 8h30 e as 18h30 e custa 40 euros (por dia, por participante, e inclui entradas nas exposições do Oceanário, atividades, materiais, almoço, lanche e seguro).

Em Sintra, os Parques de Sintra prepararam várias propostas. A antecipar a festa, o Palácio Nacional de Sintra promove no dia 19 de fevereiro, às 15h00, a atividade “O Tesouro do Rei”. Neste jogo de pistas, recomendado para famílias com crianças a partir dos oito anos, os participantes são convidados a desvendar enigmas e a completar tarefas para descobrirem o que é e onde está guardado o tesouro do rei. Esta atividade tem um custo de 9 euros por participante.

No domingo, 26 de fevereiro, a partir das 14h30, a Quintinha de Monserrate recebe uma edição especial de Carnaval da atividade “É Uma Quintinha Saloia Com Certeza!”. Os participantes são convidados a mascararem-se a rigor e a festejarem o Carnaval em família nesta pequena quinta, enquanto descobrem como se vivia antigamente no espaço rural da região saloia. Esta atividade destina-se a crianças entre os 4 e os 10 anos e tem um custo de 8 euros por participante.

Já na terça-feira gorda, 28 de fevereiro, às 15h00, celebra-se o “Carnaval no Palácio Nacional de Queluz”. Num ambiente festivo e de grande criatividade, os participantes, acompanhados por personagens de época, são convidados a viajar até ao século XVIII. A iniciativa conta com um ateliê de máscaras e momentos de música e dança setecentista num dos antigos salões de festas do Palácio Nacional de Queluz. Esta atividade tem um custo de 9 euros por participante.

No Porto, o SEA LIFE Porto promete um Carnaval muito divertido, com uma programação especial entre 25 e 28 de fevereiro, pelo meio de túneis do maior aquário do norte do país. As criaturas marinhas que habitam o SEA LIFE Porto entram na brincadeira e até os aquários estão decorados a rigor. Entre serpentinas e confettis o Pirata dos Mares acompanha as visitas e as brincadeiras, haverá  pinturas faciais e muitas brincadeiras. Crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita se mascaradas e acompanhadas por um adulto.

Seguindo para sul, em Tróia o Carnaval vai ser de festa. As serpentinas e confettis estarão devidamente enquadrados num cenário greco-romano. A programação inclui um atelier de máscaras – “Teatro Clássico”, onde durante uma hora poderá aprender a recriar máscras que os romanos e gregos utilizavam no teatro de tragédia e comédia, entre outras surpresas. O atelier tem lugar dia 24, às 15h00, e tem 1h30 de duração. As inscrições custam 7,50 euros por pessoa. Os hóspedes dos hotéis Tróia Residence e AquaLuz Suitehotel têm entrada gratuita.

Em Montemor-o-Novo, o Monte Selvagem propõe diversão e tranquilidade na Natureza, para toda a família. Neste carnaval são varias as actividades em que os mais pequenos e não só podem participar, como divertidos passeios de burro para os mais pequenos, ser tratador de animais domésticos na Quintinha, entrar no Gaiolão do parque e desfrutar da companhia da nossa Mascote – o Lémure de Cauda Anelada, são sugestões a não perder nestes dias de folia.

Esta é também uma boa ocasião para os visitantes conhecerem também as mais recentes atrações do parque: um baloiço tamanho XXL, um novo Trampolim Gigante e novas Casinhas de madeira no Bosque dos Primatas.
O programa de Carnaval está disponível entre os dias 25 e 28 de fevereiro, das 10h00 às 17h00. A entrada custa 13,50 euros para os adultos, e 11,50 euros para crianças dos 3 aos 12 anos, e 12 euros para maiores de 65 anos.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.