Algarve Recebe Cantata Mundi Com Música De Rodrigo Leão

O Grupo Coral Ossónoba traz até ao Algarve a Cantata Mundi, uma obra com músicas de Rodrigo Leão e arranjos e orquestração de Ana Margarida Encarnação e Rui Baeta. A obra será apresentada na Sé de Faro no próximo dia 20 de maio, na Igreja de Santiago, em Tavira, dia 21, e no dia 28 na Igreja de Boliqueime. Os três concertos, de entrada livre, estão marcados para as 21h30.

A apresentação conta com a participação do barítono Rui Baeta, dos três coros do Grupo Coral Ossónoba – Pequenos Cantores d’Ossónoba, Ossónoba-Coro Juvenil e Coral Ossónoba, de um quinteto de cordas, percurssão e órgão de tubos.

Esta obra, com a duração de cinquenta minutos, revela algumas das músicas mais conhecidas de Rodrigo Leão com uma sonoridade diferente, mais clássica e até solene. Apresenta uma narrativa que une as duas correntes existentes nas composições do Rodrigo Leão, uma de inspiração mais profana e outra mais espiritual.

A Cantata Mundi resultou de uma encomenda da Diocese de Santarém para a inauguração do Museu Diocesano e foi estreada a 12 de setembro de 2014 na Sé de Santarém. É agora apresentada no Algarve, fruto do desafio lançado pelos dois compositores, naturais de Faro, ao Grupo Coral Ossónoba.

Os três concertos contam com o apoio da Direção Regional da Cultura do Algarve, dos Municípios de Faro, Tavira e Loulé, da União de Freguesias da Sé e São Pedro de Faro, do Cabido da Sé de Faro e das Paróquias de Tavira e Boliqueime.

Autor:Texto de Paulo Sopa
Artigo anteriorKum Kapi: Tapetes Viajantes É A Nova Exposição da Gulbenkian Em Lisboa
Próximo artigoRui Neto Apresenta Mechanical Monsters Na Comuna

Leave a Reply