89ª Feira Do Livro De Lisboa Arranca Hoje

A 89ª Feira do Livro de Lisboa arranca hoje, quarta feira dia 29 de maio e vai ocupar o Parque Eduardo VII até dia 16 de junho. Este ano o tema é a “Sustentabilidade Ambiental” e conta com 138 participantes, 328 pavilhões e 636 chancelas editoriais.

Nesta edição a organização da Feira promete várias novidades e melhorias, como um novo espaço dedicado aos “Novos Participantes”; e uma maior preocupação com a sustentabilidade ambiental; a distribuição de 60 mil sacos de papel em parceria com a The Navigator Company “promovendo o papel como um suporte natural, renovável, reciclável e biodegradável”; mais e melhores acessibilidades, vão estar disponíveis cadeiras de rodas e andarilhos, cedidos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para os visitantes sem mobilidade ou com mobilidade reduzida; e um espaço para parqueamento e manutenção de bicicletas.

 

O espaço “Novos Participantes” vai ficar localizado no lado esquerdo da entrada sul do recinto para receber editores e livreiros que participam pela primeira vez na feira. Serão 25 novos participantes num total de 138; mais 32 novos pavilhões para um total de 328 e mais 10 marcas editoriais para um total de 636.

A área da restauração terá uma oferta mais diversificada, com 8 novas opções e um total de 42 opções disponíveis.

Mantêm-se nesta edição o Espaço Bebé, o RefresCão (água fresca para visitantes de quatro patas) e a Hora H, que continua com os descontos mínimos de 50% em livros lançados há mais de 18 meses, que funciona entre segunda a quinta-feira, na última hora da Feira, ou seja, entre as 21h00 e as 22h00.

A iniciativa “Doe os seus Livros”, onde os visitantes podem doar livros novos ou usados que serão entregues a crianças e jovens de várias instituições de solidariedade social; o Espaço Selfie, o local ideal para tirar e partilhar uma panorâmica da cidade; a disponibilização de três pontos de carregamento para telemóveis; a venda de merchandising Feira do Livro de Lisboa, que inclui desde blocos a marcadores de livros em cortiça, canecas, cantis e chapéus; e um novo espaço para momentos de lazer das famílias acompanhadas por crianças, designado “Sensório Forbrain”.

No pavilhão da APEL (junto à Praça Marquês de Pombal) vai estar a exposição Leitura em Família, uma iniciativa que pretende promover a reflexão sobre os hábitos de leitura das famílias e sensibilizar para a importância da leitura no desenvolvimento cognitivo das crianças.

A programação cultural, com especial incidência na promoção de iniciativas destinadas ao público infantil, às famílias e às escolas vai mais uma vez estar a cargo das BLX.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), que este ano celebra o seu 10.º aniversário. Como tal, apresenta a exposição da Pordata intitulada “100% Portugal”, que, com base nas estatísticas oficiais, apresenta um retrato vivido da cidade de Lisboa. São 10 módulos que, de forma envolvente e criativa, convertem numa escala de 0 a 100, dados sobre diversos temas da sociedade portuguesa: população, educação, saúde, turismo, ambiente e energia, proteção social, empresas, emprego e desemprego, finanças locais ou participação eleitoral.

A programação da Fundação trará uma série de programas de televisão e rádio para a Praça, alguns a serem emitidos em direto, outros gravados e transmitidos em diferido, fruto de parcerias com a RTP, com o “Grande Entrevista”. No caso da rádio, a parceira é a Renascença, que terá cinco programas emitidos no espaço da FFMS, dois deles com momentos musicais ao vivo, à sexta-feira à noite, e ainda a Antena 1, com o programa “Contraditório”.

A Santa Casa da Misericórdia traz ao Parque Eduardo VII diferentes sonoridades, no relvado, no auditório ou no stand da Santa Casa, desde a Orquestra Geração da SCML, no dia de abertura, ao Entressonhar, na tarde de encerramento, passando pelo “Stars of Dance” uma demonstração de uma coreografia de dança performativa pelos Jovens do Centro Social e Polivalente do Bº Padre Cruz.

Toda a programação da Feira pode ser consultadas através da nova aplicação móvel gratuita para Android e iOS, que possibilita o acesso ao Mapa do recinto, aos Livros do Dia e aos múltiplos conteúdos que permitem acompanhar, em tempo real, as centenas de atividades do evento. Estas informações podem também ser consultadas no Jornal da Feira do Livro. Ainda no campo das novas tecnologias e para um cómodo acesso dos visitantes à Internet, a 89.ª edição mantém o Wi-Fi gratuito nas praças principais e tem um site igualmente renovado.

Os showcookings voltam a marcar presença em espaço próprio, e ainda os Prémios Portugal Cookbook Fair 2019 e a Supper Stars Battle.

Os livros de gastronomia inscritos no Prémio Portugal Cookbook Fair 2019 serão premiados a 02 de junho, às 17h30, e em causa estão 8 categorias eleitas por um júri de especialistas com a presidência da decana Maria Lourdes Modesto.

No dia 13 de junho, a Supper Stars volta a associar-se à Feira do Livro de Lisboa para a 2.ª Edição da Supper Stars Battle, que decorrerá às 17h00 no Espaço de Showcooking localizado na entrada da Feira.

Entre as várias atividades programadas para os mais novos destaque para a iniciativa “Acampar com Histórias”, na Estufa Fria de Lisboa e atividades que se prolongam pela Feira (dias 31 de maio e 1, 7, 8, 9, 12, 14 e 15 de junho).

Nos espaços da BLX são dezenas as iniciativas para crianças e jovens, como lançamentos e autores que estarão presentes na feira, sessões de história com mimo, rapsódia de histórias, orquestras e ateliers.

São várias as editoras presentes, destacando-se os grandes grupos editoriais cujas chancelas vão estar reunidas em volta de Praças próprias.

O Grupo 20|20 Editora irá marcar presença com um dinâmico, no qual pretende Promover a interatividade entre autores e leitores, e despertar o gosto pela leitura entre os mais novos.

Por aqui vão passar autores como o jornalista alemão Norman Ohler, Maria do Rosário Pedreira, Margarida Fonseca Santos, Paulo Moura, Maria Inês Almeida, Nuno Tiago Pinto, Filipa Veiga, Nuno Caravela, Nelson Nunes, Mafalda Teixeira, João Magalhães, José Jorge Letria, José Fanha, Marluce Revorêdo, João Reis, Raquel Gaspar Silva, Rute Agulhas, Filipa Range, José Luís Nunes, Rita Vilela, Vítor Rodrigues, Mónica Menezes, Lara Xavier, Maria Francisca MacedoJoana Laranjeiro, Maria de Oliveira Dias, Ana Ventura, Paulo Galindro, Maria do Céu Machado, entre outros.

Já o Grupo Porto Editora vai homenagear Sophia de Mello Breyner Andresen com uma sessão de leituras por Luís Lucas e Jorge Silva Melo, pelo centenário do seu nascimento e a cuja obra é dedicado, em exclusivo, um pavilhão; e Aquilino Ribeiro, com o lançamento da nova edição de Terras do Demo, que celebra 100 anos.

O programa do grupo inclui a presença de cerca de 100 autores, sessões de autógrafos, tertúlias e workshops inspirados em livros dedicados a temas como a alimentação, a cozinha, o bem-estar, entre outros.

Jeffrey Archer, Luis Sepúlveda, Maria Dueñas e José Eduardo Agualusa, Catarina Furtado, Cristina Ferreira, Inês Pedrosa, José Luís Peixoto, Mário de Carvalho, Miguel Esteves Cardoso, Richard Zimler, Maria Teresa Maia Gonzalez, Sérgio Godinho e Teolinda Gersão são alguns dos autores que marcarão presença na Feira.

A Feira vai funcionar de segunda a quinta-feira das 12h30 às 22h00; às sextas-feiras e vésperas de feriado – das 12h30 às 00h00; aos sábados das 11h00 às 00h00; e aos domingos e feriados das 11h00 às 22h00.

Veja toda a programação da Feira aqui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.