XII Festival Internacional Da Máscara Ibérica Anima Belém Em Maio

O XII Festival Internacional Da Máscara Ibérica (FIMI) este ano muda-se da Baixa Pombalina para Belém e vai animar o Jardim da Praça do Império e zona envolvente de 4 a 7 de maio.

Durante quatro dias o Jardim vai ser palco de uma programação variada, que junta Portugal e Espanha, entre máscaras e caretos, artesanato e produtos regionais, concertos, exposições e muita animação de rua.

Associando-se à Capital Ibero-americana de Cultura, o evento vai ter como países convidados do Grande Desfile da Máscara Ibérica, que se realiza no sábado dia 6, a partir das 16h30, o Brasil, a Colômbia e o Perú.

No desfile deste ano esperam-se 36 grupos participantes, nomeadamente: Os Caretos de Salsas e os Caretos de Grijó (de Bragança), as Madamas de Torre de Dona Chama (de Mirandela) e o Brutamontes do Auto de Floripes (de Viana do Castelo) em estreia no desfile e que se juntam a grupos de Coimbra, Miranda do Douro, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Mira, Ílhavo e Vinhais; e ainda de Espanha os estreantes Los Gigantes y Cabezudos de Aranda de Duero, de Burgos, e da Catalunha, Los Gigantes de Sant Jordi del Tricentenário.

A programação deste ano conta ainda com a presença da associação Urban Sketchers Portugal que irá realizar uma open call, convidando todos e todas para o registo artístico, através do desenho, das diversas iniciativas realizadas ao longo dos quatro dias de festival.

Atuações musicais pela Real Banda de Gaitas de Oviedo, com música tradicional das Astúrias, no CCB no dia 5 e o no Jardim da Praça do Império no dia 6; e concertos pela
Orquestra de Foles e dos grupos Galandun Galundaina, Los Niños de Los Ojos Rojos e Sons
do Douro, que vão trazer os ritmos folk de raiz tradicional europeia, com elementos de fusão entre o ska, reggae e rock, no Palco Ibérico.

E ainda exposições, debates e atuações de grupos de desfile no Museu
Nacional de Arqueologia, na Casa da América Latina e na Casa Pia de Lisboa.

O acesso ao XII Festival Internacional Da Máscara Ibérica é maioritariamente gratuito.

Deixar uma resposta