Vila de Avis é palco de Festival Escrita na Paisagem até fim de Agosto

A vila alentejana de Avis vai ser palco até ao fim de Agosto de diversas atividades de natureza cultural integradas no  festival “Escrita na Paisagem – Festival de Performance e Artes da Terra 2011”, que junta nomes como António Jorge, Elliot Mercer ,Márcio Pereira & Amigos,  Kubik e Márcia Moraes.
Até 15 de Agosto, 25 estabelecimentos comerciais de Avis dão as boas vindas com uma marca única, já que serão são palco da exposição Máscaras 1000: Gramática de um Aprendiz, que dá a conhecer trabalhos de António Jorge, a partir de materiais como o papel, a ráfia,a  pasta de madeira, colas, fio de algodão ou utensílios de cozinha, de que resultam máscaras que evocam mitos e desafiam a imaginação dos visitantes.

Dia 4 de agosto é a vez de Kubik apresentar em Avis, “Movie Poster”, pelas 21h30, um cine-concerto concebido para o Festival Escrita na Paisagem, partindo do universo iconográfico dos posters de cinema, que são complementados por uma banda sonora original. De 15 a 20 de Agosto, os amantes das artes de palco vão poder desenvolver as suas competências artísticas no curso Rasaboxes, conduzido pela brasileira Márcia Moraes.

Ao longo de cinco dias, o Auditório Municipal “Ary dos Santos” vai ser local de concentração de atores e intérpretes que,  através deste treino psicofísico concebido por Richard Schechner, terão a possibilidade de aprofundar a construção de uma personagem e uma partitura cénico-corporal. Esta formação pretende dotar os participantes de técnicas e ferramentas de criação de uma personagem através de camadas emotivas, trabalhando o corpo como um todo.

A 26 de Agosto, pelas 21h30, o Complexo do Clube Náutico recebe aquele que será o último espectáculo integrado na edição de 2011 do Festival Escrita na Paisagem, em Avis, onde César Prata apresenta o seu último trabalho Canções de Cordel, evocando o imaginário popular dos folhetos de cordel.

Texto de Margarida Vieira Louro

Deixar uma resposta