Vestígios pré-históricos e romanos descobertos em quinta de Óbidos

Foram recentemente descobertos diversos vestígios dos períodos Pré-histórico e Romano, encontrados numa intervenção de emergência, realizada pela equipa de arqueólogos da Câmara Municipal, na Granja, na localidade de A-da-Gorda, no concelho de Óbidos.

Esta intervenção de emergência teve início em meados de maio, quando um munícipe promovia trabalhos de remoção de terras naquele local, com o objetivo de preparar o terreno para a plantação de um pomar.

Durante as prospecções de campo para o Estudo de Âmbito Arqueológico do Concelho de Óbidos (2005-2008), identificaram-se duas áreas de dispersão de materiais arqueológicos na referida propriedade, que foram interpretadas como pertencendo a um possível casal do Período Romano e a uma estação arqueológica de superfície do Paleolítico Inferior (Acheulense).

Até ao momento, os trabalhos permitiram a identificação de vestígios arqueológicos, que obrigaram a realizar acções de registo fotográfico e gráfico e mesmo de escavação. Também se recolheram muitos materiais cerâmicos e líticos.

Nos cortes de uma grande vala, encontrou-se uma cascalheira com seixos rolados demédia e grande dimensão e materiais líticos, enquadráveis no Paleolítico Inferior (Acheulense), bifaces (instrumentos pré-históricos) e diversas cerâmicas romanas entre os materiais encontrados.

Texto de Margarida Vieira Louro

Deixar uma resposta