Tiago Patrício é o vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina-Bessa Luís 2011

Tiago Manuel Ribeiro Patrício, farmacêutico de 32 anos, foi o vencedor de 2011 do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, com o livro Trás-os-Montes, por unanimidade do júri, presidido pelo escritor e ensaísta Vasco Graça Moura. O Prémio foi instituído em 2008, pela Estoril Sol, no âmbito das comemorações do cinquentenário da Empresa”. O valor do Prémio são 25 mil euros. A iniciativa conta com o apoio da Gradiva, que assegura a edição da obra vencedora, através de um Protocolo com a Estoril Sol.

O Júri elegeu o romance Trás-os-Montes devido às qualidades de escrita e à descrição do universo infantil numa aldeia de Trás-os-Montes.

Tiago Manuel Ribeiro Patrício nasceu no Funchal, em 1979. Passou toda a infância e adolescência em Trás-os-Montes. Frequentou o curso de Oficiais da Escola Naval como voluntário, tendo realizado comissões de embarque em navios de guerra e participando em regatas internacionais. Em 1999 regressa à vida civil e ingressa na Faculdade de Farmácia. Paralelamente fez escrita criativa em 2001, na Aula do Risco e realizou vários cursos de aperfeiçoamento em Imprensa no CENJOR, entre 2001 e 2003. Membro do jornal “Os fazedores de Letras”, entre 2002 e 2007, e simultaneamente escreveu para o suplemento “DNJovem”. Ingressou no teatro em 2000 e foi um dos fundadores do Grupo de Teatro Com-Siso, em 2006 entrou para o Grupo de Teatro de Letras, onde fez formação intensiva com Ávila Costa e com o qual mantém uma estreita ligação. Entre 2007 e 2010 a sua poesia foi publicada nas colectâneas Jovens Escritores do Clube Português de Artes e Ideias.

Texto de Clara Inácio 

Deixar uma resposta