Teatro São Luiz apresenta O Público de Federico Garcia Lorca

image001 (2)A peça de teatro O Público de Federico Garcia Lorca, com encenação e versão cénica de António Pires, vai estar em cena no Teatro São Luiz entre os dias 5 e 16 de junho. 

Este espetáculo irá percorrer três espaços e tempos distintos: No Teatro São Luiz, um teatro convencional, no Largo Camões, a rua, e finalizando no Teatro do Bairro, uma sala estúdio contemporânea. Conta com tradução de José Manuel Mendes, Luís Lima Barreto e Luís Miguel Cintra tendo também a colaboração de Maria Fernanda Abreu. A cenografia é de João Mendes e na interpretação conta com Adriano Luz, David Almeida, Gabriel Gomes, Graciano Dias, Hugo Amaro, Jaime Freitas, Laura Soveral, Margarida Vila-Nova, Mário Sousa, Mitó Mendes, Rafael Fonseca, Rita Loureiro e Solange Santos.

O que está em jogo na peça é o conflito entre um teatro da convenção e da ilusão, que Lorca chama “teatro ao ar livre” e um teatro da verdade nua, enterrada, secreta, a que se chama “teatro debaixo da areia”. O problema é posto logo desde o primeiro tempo (preferimos este termo a “quadro”): três amigos dão entrada no gabinete dum diretor do teatro, para o obrigar a escolher entre duas formas de representação, que são também duas maneiras de existir, artística, social e sexualmente; e o diretor começa por resistir, abrigando-se atrás do público, o qual representa um elemento de censura, uma lei de tipo moral que poria entraves à sua liberdade.

Trata-se de uma co-produção Ar de Filmes – Teatro do Bairro e São Luiz Teatro Municipal. O Público vai estar em cena a partir de hoje até ao dia 16 de junho, sempre às 21h00, exceto no dia 12 de junho, por estar inserido nas Festas de Lisboa. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e têm o preço de 13 euros, existindo vários descontos.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta