Teatro Ibérico apresenta a Ópera A Vingança da Cigana

ÓperaA ópera A Vingança da Cigana é o novo espetáculo apresentado no Teatro Ibérico em Lisboa, com estreia marcada para hoje, dia 23 de maio, às 21h00.

Com encenação de Laureano Carreira, partitura de Leal Moreira e libreto de Domingos Caldas Barbosa, este espetáculo pretende destacar as obras portuguesas apresentando ao público o que faz parte do repertório da ópera portuguesa.

Esta ópera é uma divertida comédia burlesca passada em Lisboa no final do século XVIII, em que entram em cena oito personagens populares abordando a relação entre classes, naturalidades, profissões e namoros.

Temos assim Pepa, a cigana, que naturalmente vive de pequenos expedientes e lê a sina aos incrédulos, o que constitui de resto o seu principal sustento; Mr. Pierre, cabeleireiro italo-francês aperaltado e de maneiras requintadas, que percorreu a Europa até chegar às praias da Lusitana; Camila, a viúva garrida e rica, que ouve da boca de Pepa aquilo que queria ouvir e vai, pois então, fazer um casamento feliz com o homem que ela mesma escolheu; Lambisca, a qual com um nome destes só pode ser criada e é ao mesmo tempo, pela sua esperteza, a distribuidora da ação; o mestre barbeiro, de seu nome Grilo, que bem entendido sabe tudo o que se passa no largo (ou no bairro) e é amante da criada, acabando por alcançar os seus desejos; Chibante, amante da cigana, sargento do exército, fanfarrão e fadista na alma, apaixonado e choramingas; Tarelo, o marinheiro da beira do Tejo e vendedor de peixe, também ele amante da cigana e beneficiário da sua preferência, o que muito enfurece o sargento; por último Cazumba, nome estranho saído da gíria afro-brasileira para um homem de cor que se exprime num português colorido e impregnado pelas suas origens, amigo e companheiro de trabalho do Tarelo.

Nos principais papéis vão estar sopranos Carla Simões, Maria João Sousa e Agnès Parlange, os barítonos Jorge Martins, Leandro Silva, Diogo Oliveira e Calebe Barros, e o tenor Carlos Monteiro.

A ópera A Vingança da Cigana tem a duração de uma hora e trinta minutos, com estreia no dia 23 de maio às 21h00, estendendo-se pelos dias 24, 25, 30 e 31 de maio e 1 de junho, sempre às 21h00. O preço do bilhete é de 15 euros, sendo de 10 euros para grupos com mais de cinco pessoas, para estudantes e seniores.

Texto de Joana Resende 

Deixar uma resposta