Sugestões de Natal: Livros para gostos mais ecléticos

Para quem gosta de dar e receber livros, mas prefere temas reais ou algo mais práticos, deixamos aqui uma lista de sugestões muito variada, a começar pelos fãs da cozinha, passando à tecnologia.

Para elaborar nesta quadra festiva uma ementa mais gourmet inspire-se no Papa Quilómetros – Uma Caminhada Pela Gastronomia Portuguesa, do Chef Ljubomir Stanisic, um livro com dez capítulos, sobre dez localidades, com a chancela da Casa das Letras, editora do grupo LeYa. É um livro de culinária, mas não só, é também uma homenagem às coisas boas da vida, a Portugal, aos produtos portugueses, ao povo, aos amigos, à família, às viagens… à cozinha.  Com a colaboração da jornalista Mónica Franco e já foi distinguido  na categoria Culinary Travel Guide.

As áreas tecnológicas são cada vez mais importantes e uma atração para todos os que diariamente lidam com os mais variados tipos de plataformas e programas informáticos, mas por vezes sentem dificuldades em utilizar uma ou outra ferramenta importante para o desenvolvimento do trabalho e até das próprias competências. Com o livro Fotografia Digital – Técnicas com Photoshop  o C&H pretende ajudar a acabar com essas dúvidas.  Uma edição FCA – Editora de Informática, do grupo de edições técnicas LIDEL

Com ele o leitor vai aprender a criar efeitos visuais e utilizar filtros inteligentes de imagem, restaurar imagens danificadas e reduzir a quantidade de granulação, restaurar, melhorar e manipular filmes, compor e manipular objetos tridimensionais e filmes (AVI, MPEG, QuickTime, etc.), trabalhar com imagens HDR; Manipular objetos e câmaras 3D; Exportar filmes para o iPhone, iPad, iPod, YouTube, etc.; Analisar imagens estáticas e filmes médicos no formato DICOM, criar imagens otimizadas para a Web, mudar o tamanho de uma imagem por relevância pixels, criar efeitos de banda desenhada(novo), manipular e distorcer imagens facilmente com a nova ferramenta puppet warp(novo), reduzir imagens com eliminação de áreas irrelevantes(novo),  e eliminar elementos da imagem com novas ferramentas(novo).

A Biografia autorizada de Steve Jobs, de Walter Isaacson, o autor de biografias de sucesso de personalidades como Benjamin Franklin e Albert Einstein, foi agora publicada em Portugal pela Editora Objectiva e já é um verdadeiro sucesso de vendas. No livro, Isaacson dá a conhecer a extraordinária vida profissional e pessoal do CEO da Apple. Com base em mais de 40 entrevistas exclusivas que fez a Jobs, ao longo de dois anos, a membros da sua família, amigos, colegas e adversários. É um retrato da vida privada e pública, com pormenores da infância, as influências do Budismo, as histórias no seu estúdio de design, a visão do estúdio de animação por computação gráfica Pixar e o espírito inovador da Apple.

Jobs nasceu em 1955 e é um produto final da década de 60 da Baía de S. Francisco e do espírito do “flower power”, abraçou uma variedade de experiências e contradições: LSD, o veganismo e meditação, eletrónica e tecnologia. Fundou a Apple com 21 anos, na garagem de seus pais, conduziu a empresa a um enorme sucesso, foi deposto em 1985 e voltou à sua liderança em 1997.

Este livro conta a maior história de empreendedorismo da nossa época. Quando Jobs assumiu a Apple pela segunda vez, em 1997, aempresa estava a sete semanas da falência, e ele tornou-a na mais valiosa do mundo. Ele não fabricou apenas produtos revolucionários, mas também “uma empresa duradoura, dotada do seu ADN e cheia de designers criativos e ousados engenheiros para levar a cabo a sua visão.” Steve Jobs cooperou na produção deste livro, mas não o controlou. Não impôs limites e encorajou as pessoas que prestaram depoimentos a falar honestamente.

Da Lua de Papel, a obra-prima de A. C. Grayling, O Livro dos Livros, a Bíblia reescrita numa perspectiva filosófica. Uma versão não religiosa do livro sagrado, inspirada em 2.500 anos de pensamento, ciência e literatura, ocidentais e orientais. O resultado é uma obra moderna, reúne textos imortais de Heródoto e Lucrécio, Confúcio e Mêncio, Séneca e Cícero, Montaigne e Bacon, entre outros, adaptados e reescritos por A. C. Grayling, de modo a reproduzirem alguns dos livros mais emblemáticos da Bíblia, como o Génesis ou as Epístolas. Por 24,90 euros.

A Sabedoria das Nossas Fúrias, de Marc Pistorio é um livro essencial para saber viver melhor. Aborda com sabedoria os rostos e as expressões ocultas da fúria; a utilidade das emoções e os riscos de as reprimir, a neurofisiologia da fúria, os seus danos e qual a melhor forma de gerir as nossas fúrias. Marc Pistorio é psicólogo, psicoterapeuta e mediador, especialista na resolução de conflitos. Uma edição Estrela Polar, por 17 euros.

De Robert Rowland Smith sugerimos Uma Viagem com Platão, que nos conduz numa leitura filosófica dos momentos mais marcantes de uma vida, como o nascimento, o prender a andar e a falar, a escola, o aprender a andar de bicicleta, os exames, o primeiro beijo, a virgindade, o votar pela primeira vez, o exame de condução, arranjar emprego, apaixonar-se, o casamento, os filhos, o divórcio, a crise da meia idade, a reforma, a terceira idade e a morte. Um livro para o ajudar a pensar e a refletir. Uma edição da Lua de Papel, por 14,90 euros.

Por Clara Inácio

Deixar uma resposta