23.7 C
Lisboa
Sábado, 13 Junho, 2026
spot_img
Home Teatro Sofi Oksanen autora da peça Purga vai estar no dia 15 no...

Sofi Oksanen autora da peça Purga vai estar no dia 15 no Teatro Aberto em Lisboa

A autora finlandesa Sofi Oksanen vai estar em Lisboa e vai marcar presença noTeatro Aberto, no próximo dia 15 de novembro, para uma breve conversa com o público sobre a peça Purga, atualmente em cena, numa sessão que vai também contar com a presença da dramaturgista Vera San Payo de Lemos, e no dia 16 é lançada a versão portuguesa do livro, pela editora Objectiva (Alfaguara), na Fnac do Chiado.

Sofi Oksanen é uma das mais notórias escritoras finlandesas, pertencente à nova geração de autores. Com Purga ganhou os prestigiados prémios nacionais (Finlândia e Runeberg) e internacionais (Conselho Nórdico para a Literatura, Femina, Fnac e União Europeia). Purga foi traduzido para várias línguas (38) e vai ser adaptado ao cinema e apresentado como ópera em 2012. Nasceu em 1977 em Jyväskylä, na Finlândia, filha de pai finlandês e mãe estoniana. Estudou Literatura nas Universidades de Jyväskylä e Helsínquia e Dramaturgia na Academia de Teatro de Helsínquia.

Afirma-se como escritora com os livros As Vacas de Estaline (2003), sobre uma jovem com distúrbios alimentares e a vida de mulheres estonianas que emigraram para a Finlândia, e Baby Jane (2005), sobre a ansiedade e a violência entre casais lésbicos. Purga, a sua primeira e única peça, estreou em 2007 no Teatro Nacional de Helsínquia. Da peça resultou o seu terceiro romance, Purga (2008), que depressa a consagrou como uma das grandes escritoras da actualidade.

A peça Purga de Sofi Oksanen, com encenação de João Lourenço vai estar em cena no Teatro Aberto até dia 27 de Novembro, de quarta a sábado, às 21h30 e domingo às 16h00.

Texto de Clara Inácio
Artigo anteriorThe Original Glenn Miller Orchestra ao vivo no Porto e em Lisboa
Próximo artigoChegou mais uma aventura de Greg da editora Booksmile

Leave a Reply