Sofi Oksanen autora da peça Purga vai estar no dia 15 no Teatro Aberto em Lisboa

A autora finlandesa Sofi Oksanen vai estar em Lisboa e vai marcar presença noTeatro Aberto, no próximo dia 15 de novembro, para uma breve conversa com o público sobre a peça Purga, atualmente em cena, numa sessão que vai também contar com a presença da dramaturgista Vera San Payo de Lemos, e no dia 16 é lançada a versão portuguesa do livro, pela editora Objectiva (Alfaguara), na Fnac do Chiado.

Sofi Oksanen é uma das mais notórias escritoras finlandesas, pertencente à nova geração de autores. Com Purga ganhou os prestigiados prémios nacionais (Finlândia e Runeberg) e internacionais (Conselho Nórdico para a Literatura, Femina, Fnac e União Europeia). Purga foi traduzido para várias línguas (38) e vai ser adaptado ao cinema e apresentado como ópera em 2012. Nasceu em 1977 em Jyväskylä, na Finlândia, filha de pai finlandês e mãe estoniana. Estudou Literatura nas Universidades de Jyväskylä e Helsínquia e Dramaturgia na Academia de Teatro de Helsínquia.

Afirma-se como escritora com os livros As Vacas de Estaline (2003), sobre uma jovem com distúrbios alimentares e a vida de mulheres estonianas que emigraram para a Finlândia, e Baby Jane (2005), sobre a ansiedade e a violência entre casais lésbicos. Purga, a sua primeira e única peça, estreou em 2007 no Teatro Nacional de Helsínquia. Da peça resultou o seu terceiro romance, Purga (2008), que depressa a consagrou como uma das grandes escritoras da actualidade.

A peça Purga de Sofi Oksanen, com encenação de João Lourenço vai estar em cena no Teatro Aberto até dia 27 de Novembro, de quarta a sábado, às 21h30 e domingo às 16h00.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta