Santiago do Cacém: Fonte da Bica “Summer Party” promete animar noite de Alvalade

Alvalade recebe amanhã, sábado, dia 11, uma “Summer Party” que pretende sensibilizar os mais jovens para a importância da preservação da Fonte da Bica, um equipamento público emblemático da freguesia do concelho de Santiago do Cacém, edificado há quase cem anos.

A festa, que conta com a participação dos DJ’s Frank Maurel, Guiliu e Brás e do VJ Kanga, visa ainda a angariação de fundos para obras de manutenção da Fonte da Bica de Alvalade.

A fonte, que inclui tambémum lavadouro, foi construida em 1918, representando à data um benefício muito importante para a localidade alentejana, numa altura em que não existia a atual rede de abastecimento público de água.

Apesar de já não ter a mesma importância,  a Fonte e o Lavadouro da Bica são ainda hoje utilizados por parte da população, constituindo um elemento muito importante da memória coletiva e da identidade sóciocultural alvaladense.

Promovida pela Algazarra Produções, em parceria com a Junta de Freguesia de Alvalade e com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, a festa promete animar a noite da localidade, das 22h30 e até ao amanhecer.

 

Por Ângela Nobre no Litoral Alentejano
Fotos gentilmente cedidas pela CMSC

Deixar uma resposta