Portugal conquistou 8 medalhas no Campeonato Europeu de Ginástica Acrobática

Reportagem de Tânia Fernandes (texto) e Sara Santos (fotografias)

euroAcro2013-73

Os ginastas portugueses levaram para casa um total de 8 medalhas no Campeonato Europeu de Ginástica Acrobática que decorreu em Odivelas e terminou ontem.

Gonçalo Roque e Leonor Oliveira do Ginásio Clube Português subiram três vezes ao pódio: conquistaram a medalha de ouro na especialidade de equilíbrio, prata em dinâmico e bronze na final all-around.

O trio feminino do Acro Clube da Maia, composto por Bárbara Sequeira, Leonor Piqueiro e Daniela Leal também conseguiu três medalhas: prata na especialidade de equilíbrio e duas de bronze nas finais all-around e na especialidade de dinâmico.
A seleção nacional júnior esteve também em grande neste Europeu. O par masculino júnior de Rafael Branco e Pedro Melo ganhou uma medalha de bronze na especialidade de dinâmico e o par misto júnior de Inês Germano e João Martins subiu ao terceiro lugar do pódio, assegurando a medalha de bronze nas finais all-around.

A festa era visível nas bancadas onde familiares, treinadores e amigos estiveram presentes a apoiar os ginastas. Sofia Rolão, ginasta que há dois anos com Gonçalo Roque conquistou o título europeu, defende com orgulho o bom nível apresentado neste evento. A participar um trio e ainda que por pouco, não tivessem subido ao pódio, mostrava-se satisfeita pelo facto de terem conseguido chegar a todas as finais. “Nós trabalhámos muito para conseguir este nível, mas a nossa realidade é completamente diferente de outros atletas. Nós fazemos vida de estudante e só depois nos dedicamos à ginástica. Há grupos aqui, de outras nacionalidades, que têm de estudo o mesmo número de horas que nós temos de treino”. Ainda assim, a vontade de continuar é grande e Sofia, com 17 anos, admite que quer continuar a dedicar-se a esta atividade enquanto puder. “Abdico de muita coisa, mas vale muito” diz-nos com um sorriso que não a desmente. Sem patrocínios mas com forte apoio da família e amigos, estes atletas do Ginásio Clube Português empenham-se como verdadeiros profissionais. “Gostava que a ginástica fosse mais divulgada” revela-nos em jeito de desabafo, admitindo que só passa uma ou outra prova e em canais menos vistos.

euroAcro2013-50Há quem não tenha ainda idade para competir, mas marque presença no evento. É o caso da Sara, de 6 anos, que aproveita todos os intervalos para ver o mundo do avesso. É pino contra a parede da esquerda atrás de pino contra a parede da direita vai trabalhando com o propósito de um dia entrar no grande espaço vermelho onde competem as suas colegas.
Muito orgulhosas dos ginastas portugueses estão também Ana Tavares e Catarina Tavares, estudantes de Farmácia e de Economia em Coimbra, que se juntaram à organização deste evento como voluntárias.

“Já andámos na ginástica e queríamos muito fazer parte deste evento” diz-nos Ana Tavares. Já tinham passado pela área do merchandising e de momento estavam a zelar pela correta utilização das bancadas pela parte da assistência. Com tempo para apreciar os atletas em movimento, trocavam comentários cúmplices de quem sabe com quantas horas de esforço se conquista um determinado movimento.

O Campeonato Europeu de Ginástica Acrobática decorreu entre os dias 18 e 27 de outubro no Pavilhão Multiusos de Odivelas e foi da responsabilidade da Federação Europeia de Ginástica e da Federação de Ginástica de Portugal.

 

Artigo anteriorKuala Lumpur é o novo destino abrangido na parceria entre a TAP e a Emirates
Próximo artigoVI Festa do Livro no Museu do Oriente em Novembro

Leave a Reply