Porto Editora traz-nos Homer & Langley de E. L. Doctorow

pe-homerDa Porto Editora chega-nos, Homer & Langley, de E. L. Doctorow, uma estória que tem como protagonistas os irmãos Collyer, uns eremitas nova-iorquinos, inspirados em personagens reais.

Homer & Langley retrata a História da América do século XX através dos episódios que vão marcando a vida de dois personagens peculiares, dois irmãos socialmente desajustados que vivem numa mansão na Quinta Avenida. O livro é narrado por Homer, cego mas perspicaz e atento, que, juntamente com Langley, o irmão mais excêntrico, fazem o retrato de uma época.

Eu sou o Homer, o irmão cego. Não perdi a vista de repente, foi como  nos filmes, um lento fade-out. Homer e Langley Collyer tornaram-se uma lenda tragicómica de Nova Iorque quando foram encontrados soterrados debaixo de toneladas de lixo acumulado na sua mansão, na Quinta Avenida.  Transportados para o mais recente romance de E. L. Doctorow, estes personagens delirantes – Homer, cego e intuitivo, e Langley, abandonado à loucura, ou à genialidade, após servir na Primeira Guerra Mundial – tornam-se os cicerones de uma visita guiada à América do século XX e aos becos sombrios da mente humana.

Uma intensidade narrativa quase hipnótica. Um retrato singular da condição humana.

E. L. Doctorow nasceu em Nova Iorque, em 1931. Considerado um dos mais talentosos escritores da segunda metade do século XX, é autor de romances que combinam História e crítica social, tendo sido galardoado com vários prémios como o National Book Award, National Book Critics Circle Award, PEN/Faulkner Award (duas vezes), entre outros. Com Billy Bathgate foi também finalista do Pulitzer.

A sua obra está publicada em mais de 32 países e cinco dos seus romances foram adaptados ao cinema. Doctorow dedica-se à escrita e ao ensino da literatura na Universidade de Nova Iorque.

Homer & Langle, de E.L.Doctorow, uma edição Porto Editora, com 176 páginas, à venda por 16,60 euros.

Texto de Sandra Dias

Deixar uma resposta