Personagens virtuais interativas fazem visitas guiadas no Palácio de Monserrate

monserrate18A partir de dia 30 de maio, o Palácio Monserrate entra numa nova dimensão ao receber dois novos habitantes, em formato virtual, que irão receber e conduzir os visitantes através das salas, respondendo a perguntas, partilhando informação e imagens sobre a História, as histórias, os habitantes e o amplo projeto de restauro do Palácio.

O projeto FalaComigo é o resultado de três anos de investigação e desenvolvimento tecnológico, que representa um investimento de 1.300.000 Euros (cofinanciado pelo QREN). Único em Portugal, o projecto FalaComigo criou personagens virtuais interativas, com objetivos mistos de divulgação, ensino e entretenimento. Sir Francis Cook, responsável pela construção do Palácio, e o seu mordomo Edgar Smith (personagem ficcionada) estão disponíveis em várias plataformas diferentes, vestidos ao estilo do século XIX, estarão presentes ao longo da visita.

O FalaComigo foi financiado em co-promoção, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), do financiamento EU/FEDER, através do POR Lisboa, com um investimento global de 1.304.982€ e um incentivo de 926.334€, colocando lado a lado os setores académico e empresarial, bem como a Gestão Patrimonial.

A iniciativa integrou um consórcio de sete organismos: três empresas nacionais, com competências nas áreas da produção de quiosques eletrónicos, comunicações móveis e soluções interativas (Newvision, Tziranda e Nearinteraction, respetivamente); três centros de investigação nas áreas de História da Arte e Património, Sistemas e Computadores, Informática e Telecomunicações (IHA/FLUL, INESC-ID e INOV); e um organismo responsável pela gestão de património: a Parques de Sintra. A coordenação e gestão do projeto coube à empresa Multisector Innovation Consulting e a Parques de Sintra é a anfitriã da primeira aplicação, no Palácio de Monserrate.

Texto C&H
Foto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta