Palmela promove festa das vindimas

A 48ª edição da Festa das Vindimas decorre entre 1 e 7 de Setembro, em Palmela, numa organização da Associação de Festas de Palmela, com o patrocínio da Câmara Municipal.

Numa época especial em que toda a comunidade da região se mobiliza em torno das tradições ancestrais da colheita (apanha) da uva, a festa vai voltar a apresentar os momentos tradicionais que a tornaram num dos maiores certames do distrito de Setúbal e do país: Eleição da Rainha das Vindimas, Cortejo de Camponeses, Pisa da Uva no Adro da igreja, Bênção do 1º Mosto, Missa de Acção de Graças e Cortejos Alegóricos diurno e nocturno, que serão o ponto alto das festas.

Os vinhos regionais têm também lugar de grande destaque e, além da exposição, prova e venda de vinhos, o programa integra o 2º Concurso “Vindimas” DOC Palmela (Melhor Tinto e Melhor Branco), com Prémio Escolha do Consumidor.

Entre as novidades, surge a “Hora de Baco” (promoções e oportunidades únicas para adquirir os melhores vinhos a preços muito favoráveis, todos os dias, entre as 19h00 e as 20h00, nas tasquinhas) e o desenvolvimento de uma campanha de sensibilização para o consumo moderado de álcool.

Frente à Biblioteca Municipal de Palmela, estará patente aquele que foi designado como o “Mural do Ouro”, que reúne as cerca de duas centenas de medalhas de ouro que as empresas da região receberam nos últimos anos, em diversos concursos nacionais e internacionais. De sublinhar, ainda, o lançamento, durante a Festa, de novos produtos da Adega Cooperativa de Palmela e da Casa Agrícola Assis Lobo.

Estas festas contam também com o envolvimento de empresas vitivinícolas, produtoras de vinhos como Serras de Azeitão, Moscatel de Setúbal, Moscatel Roxo, Quinta da Bacalhôa Branco e Tinto, JP tinto e branco, Catarina, Meia Pipa, Má Partilha.

A riqueza hortofrutícola da região, onde pontuam as uvas, os pêssegos, as ameixas e a maçã riscadinha de Palmela, bem como a gastronomia e a doçaria regional, também terão o seu espaço no centro da festa, numa mostra dos produtos de qualidade do Concelho.

O programa apresenta ainda motivos de interesse diversificados, com várias provas desportivas, actividades infantis e espectáculos para todos os gostos. José Cid, Zé Perdigão e The Lucky Duckies são alguns dos principais nomes que preenchem o cartaz musical, a par das bandas, orquestras de jazz e corais das sociedades filarmónicas e dos ranchos folclóricos do concelho. A animação estende-se por diversos espaços, com momentos de teatro de rua, noite de fados, festival de folclore, bandas de covers, grupos de baile e dj’s.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta