Óbidos promove este fim-de-semana Torneio Tiro com Arco

Tiro com arco - MedievalEntre a ginja e o chocolate, mau seria não encontrar uma atividade capaz de consumir tanta caloria ingerida. Óbidos passa a ser, este fim-de-semana, capital do Tiro com Arco. Dias 25 e 26 de maio, na Cerca do Castelo decorre o I Torneio de Arco Histórico com o objetivo fomentar a prática desta atividade nas suas vertentes de tiro instintivo e tradicional, utilizando arcos e setas (ou flechas) inspiradas nas armas antigas de origem milenar, abrangendo estilos de arco que vão desde a pré-história até aos finais do séc. XIX.

O evento estende-se à cultura dos arqueiros, promovendo o gosto pela História através da recriação de usos e costumes, bem como de trajes, vestimentas e adornos, enquadrados na respetiva época. Conte assim com uma recriação histórica de um evento popular, muito à semelhança das Feiras Medievais que têm vindo a dinamizar aldeias do país. Gastronomia regional, mercadores, animação de teatro, música e dança fazem parte do programa.

O Torneio realiza-se dentro da Cerca do Castelo e engloba a utilização do arco nas vertentes de Caça, Precisão e Combate, constituído por 15 marcas de tiro e 19 alvos. A idade mínima de participação é 12 anos.

Texto de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta