Nestas Férias da Páscoa veja aqui algumas sugestões do que fazer com as suas crianças

Oceanário de Lisboa_Férias Debaixo de Água_Páscoa 2013O C&H deixa aqui algumas sugestões de como ocupar os tempos livres dos seus pequenos durante a pausa escolar, para a Páscoa. O Oceanário desafia os mais novos para umas férias de Páscoa inesquecíveis, surpreendentes e educativas, com o programa Férias Debaixo de Água, entre 18 de Março e 1 de Abril, para crianças dos 4 e aos 12 anos.

A primavera marca o início da construção de ninhos e da procura de par. No Oceanário também é assim e a pequenada vai explorar as diversas estratégias de reprodução do mundo marinho. A busca e descoberta de ovos vai ser a palavra de ordem – conhecer quem põe os ovos e quem cuida dos filhos, quais os animais que se reproduzem no Oceanário e quais os cuidados envolvidos serão as tarefas a cargo dos pequenos exploradores.

Para acabar em grande, nada como passar a noite com uma companhia muito improvável, os tubarões!

Férias da Páscoa (1)O Museu do Oriente este ano, convida os mais pequenos a conhecer dois dos países mais exóticos do mundo: o Japão e a Índia. Assim de 18 a 27 de Março, a aventura passa-se entre papéis multicolores, tecidos de diferentes texturas, botões de variadas formas e muita imaginação, na oficina O Japão nas tuas mãos, num workshop de origami, a arte japonesa da dobragem de papel. É necessário marcar até 11 de Março. De 25 a 27 de Março, com a oficina A Índia de lés a lés, a proposta é a de percorrer este país de uma ponta à outra, com uma viagem por dia até aos locais mais recônditos. Em conjunto, os participantes vão descobrir diferentes costumes, tradições e religiões. É necessário marcar até 18 de Março. O preço é de 20,00 euros /dia e 6,15 euros/almoço/dia (opcional). Há desconto de 30% na inscrição do segundo filho (oficina completa) e de um desconto de 30% na inscrição em mais do que uma oficina (completa).

Férias Páscoa_CangululaO Museu Nacional do Traje & Parque Botânico do Monteiro-Mor propõe para as férias da Páscoa: desfrutar de manhãs feitas de passeio, os almoços de permeio e de tardes a abrir o coração a tranquilos saberes na descoberta de cada actividade no Parque – com jogos de exploração e identificação de flora e fauna nos prados, a descoberta de trilhos desconhecidos na mata, experiências com água, um encontro com a teia de aranha gigante, o mistério do apanha-sonhos e muito mais. De 18 a 22 de Março e de 25 a 28 de Março, das 9h15 às 17h30. Para crianças dos 3 aos 9 anos. O preço para a primeira semana é de 100 euros e da segunda, de 80 euros.

Outra opção é as Férias sem Stress. Histórias tecidas de 18 a 22 de Março. Nesta oficina vão poder descobrir as histórias que se escondem no Palácio, no Museu e no Parque para depois poderem criar outras histórias. Vão aprender escrita lúdica, com desenho, fotografia e no final, vão construir um livro único e original. De 25 a 28 de Março é o atelier Férias sem Stress. Marca o teu estilo! onde vão aprender a renovar o guarda-roupa, com elementos primaveris para que cada boné, camisola ou par de ténis se torne único. Estes dois atêlies destinam-se a crianças dos 5 aos 15 anos e tem o preço de 98/semana. Decorrem das 9h00 às 17h30.

sombrascinemas
O Museu da Marionetapromove a Oficina de Páscoa As Sombras e o Cinema, nos dias 27 e 28 de Março.Era um vez uma mancha negra que queria ser famosa mas não sabia como tornar esse sonho realidade. Um dia ao fugir de uma lanterna escondeu-se atrás de um pano branco e de repente… fez-se luz! Para crianças dos 6 aos 12 anos. Decorre das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, tem o custo de 40 euros. requer marcação prévia.
Atl Páscoa
As Férias com Ciência estão de volta ao Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva – a partida é da exposição T.rex – as crianças partem numa viagem no tempo à procura de ovos do Cretácico. Tudo começa num ninho muito especial protegido por uma mãe dinossaura carinhosa. Será que com este tamanho todo ela podia chocar os seus ovos? O melhor é pô-los à prova! Finalmente vamos descobrir quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? As Férias com Ciência são de 18 a 22 de Março, ou de 25 a 28 de Março, das 09h00 às 18h00 (as crianças podem chegar a partir das 08h30). 1 dia é 40 euros (35 euros sócios Pavilhão); os 5 dias é 160 euros (140 euros sócios Pavilhão) e 4 dias, é 140 euros (120 euros sócios Pavilhão). O preço inclui almoço e lanche. Os irmãos tem 10% de desconto.

Casa de Santa Maria

A Casa de Santa Maria, em Cascais vai ensinar cinema. O desafio está lançado a crianças entre os 9 e os 11 anos, nos dias 18 a 22 de Março, e aos jovens entre os 10 e os 14 anos, nos dias 25 a 29 de Março. Com base numa estória contada, os jovens e crianças participantes destes ateliês terão oportunidade de criar os cenários e as personagens para, depois, lhes dar vida. O tema será a multiculturalidade, tendo como objectivo promover o diálogo sobre a diversidade cultural. Os participantes terão a possibilidade de reescrever um guião, desenvolver personagens, preparar figurinos e adereços para produzirem um filme. Cada um participará activamente como actor, realizado, operador de câmara, técnico de som, etc. Os participantes chegam ao final desta produção com um fantástico filme. Os ateliês são das 10h00 às 16h00, com o custo de 80 euros por uma semana.

ArteMove_Workshop_Musicais_Páscoa 1A Arte Move – Academia de Artes, em Cascais, promove entre os dias 18 e 22 de março, um workshop de musicais para crianças entre os 6 e os 14 anos, sob o tema “Os 4 elementos”. Com a direção de Paula Careto (bailarina, coreógrafa e professora) e Pessoa Júnior (ator e cantor), durante uma semana as crianças vão poder experimentar aulas de dança, de canto e de representação e criar uma peça musical para apresentar aos pais no último dia do workshop. Tendo como pano de fundo os quatro elementos da natureza – o ar, a água, o fogo e a terra – e para vivenciar por completo o espírito de um verdadeiro musical, os “artistas” vão ainda participar na construção do cenário do “espetáculo” final e na criação dos seus próprios figurinos. Com preocupações sociais e ambientais que se refletem no decorrer de toda a formação, este é umworkshop promovido por profissionais de referência no meio artístico, com currículo e experiência na preparação de alunos para os exames da conceituada escola Trinity em Londres, e com uma grande sensibilidade e orientação pedagógica.

images

Na Quintinha de Monserrate há as Férias na Quintinha, onde as crianças passarão uma semana a brincar, a aprender e a respirar ar puro, através do contacto com as plantas, hortas e linhas de água da Quintinha, bem como, naturalmente, com os animais da quinta. Esta atividade decorre da 18 a 22 de Março na Quintinha deMonserrate, tem como objetivo principal ajudar as crianças a identificar diferentes plantas e legumes, a fazer um herbário, ou a saber quais as plantas comestíveis. Os momentos lúdicos não foram esquecidos, podendo os mais pequenos aproveitar as tardes para dar largas à imaginação pintando e desenhando alguns dos legumes que foram conhecendo durante o dia. A participação requer inscrição prévia, que tem o custo de 125 euros/criança (desconto 10% para irmãos), a alimentação é de 25 euros/criança (opcional) e há prolongamento do acolhimento até às 18h30, com o custo de 25 euros/criança (opcional).

ferias-pascoaA AMAR – Associação Adversários do Mar promete umas férias desportivas com muito desporto, aventura e bodyboard, na Praia de Faro, entre 18 e 28 de Março. Destinado a crianças e jovens, entre os 6 e os 16 anos, este programa de ocupação dos tempos livre assume como objetivos centrais promover o exercício físico e o contacto com a natureza e incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis. No Dia do Pai, 19 de Março, todos os pais podem participar gratuitamente nas atividades de bodyboard, partilhando assim estes momentos de diversão com os seus filhos. Os participantes podem optar entre dois pacotes – semanal, com o custo de 60 euros; ou o quinzenal, por 90 euros, sendo que os valores incluem transporte, almoço e seguro. As inscrições devem ser realizadas até dia 15 de março aqui.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta