Natal: Restaurantes para quem prefere comer fora de casa

É certo e sabido que os preparativos para a consoada requerem tempo, um bem cada vez mais escasso entre as famílias modernas portuguesas. As obrigações profissionais retiram tempo de qualidade, sobretudo nos grandes centros urbanos, e a reserva de uma mesa num restaurante começa a fazer parte do leque de opções, sem abdicar da reunião familiar e do espírito natalício. Aqui indicamos alguns restaurantes que abrem as portas neste dia especial, para que celebre a ocasião longe dos tachos e panelas!

Começamos as nossas sugestão a norte, com o  recentemente premiado com uma estrela Michelin –The Yeatman, que para esta data  criou alguns programas especiais com destaque para os menus exclusivos preparados pelo Chefe Ricardo Costa, que na Consoada recomenda um menu com cinco pratos inspirados nos sabores do Natal, mas com um toque original e um completo buffet de tradicionais sobremesas natalícias. Também no Almoço de Natal, quem visitar o The Yeatman pode encontrar um buffet que inclui entradas e saladas, pratos quentes e sobremesas. O preço dos menús varia entre 50 e 40 euros (sem bebidas incluídas), respectivamente na Consoada e no dia 25.

Em Lisboa, começamos pelos restaurantes dos hotéis Altis, que também estão preparados para a ceia de Natal, seja com uma refeição de sabores clássicos ou contemporâneos, sofisticados ou casuais. A sugestão do C&H vai para o Altis Belém Hotel & Spa e para o Altis Avenida Hotel.

Com o Tejo como paisagem, o restaurante Feitoria do Altis Belém tem uma ementa da autoria do Chefe Cordeiro onde sobresai a fusão de sabores tradicionais portugueses com as cozinhas do mundo. Comece com a saudação especial do Chefe Cordeiro e delicie-se de seguida com um creme de castanha com Lavangante. Para prato de peixe, a equipa do Feitoria preparou Bacalhau com Couve-flor e Caviar. Depois de um sorvete de Champanhe Rosé, saboreie Veado com Rosti e Foie Gras. Finalize a sua refeição com Filhós com Pêra bêbada e Gelado de Trufa. Este menu está disponível para o jantar de 24 de Dezembro por 75 euros (bebidas não incluídas). Mas se preferir uma véspera de Natal mais descontraída, então pode optar pela Cafetaria Mensagem, onde a refeição começa com um creme de abóbora assada com crotões de pão e aroma de hortelã ou saboreando rolinhos de salmão fumado recheados com queijo Filadélfia, natas ácidas e cebolinho. Para prato principal, a Cafetaria Mensagem apresenta sabores portugueses e a escolha recai entre bacalhau de Natal cozido com todos ou naco de vitela Mirandesa grelhado com esmagada de grão e grelos. Termine com uma deliciosa tarte de limão merengada com molho de baunilha ou com os tradicionais Sonhos de Natal com calda de açúcar e canela. Ambos os menús estão disponíveis para o jantar de dia 24 de Dezembro por 75 e 45 euros por pessoa, respectivamente (bebidas não incluídas).

Já no que toca ao Dia de Natal, o hotel organiza também um almoço Buffet na Cafetaria Mensagem. Para além do buffet de saladas, entradas e tachinhos quentes, pode provar a tradicional Roupa Velha de Natal, Peru recheado e assado no forno com Chipolata, grelos salteados em azeite e alho e batatinhas assadas e Moussaka à Grega. Para terminar a refeição delicie-se com a mesa de doces, sobremesas e frutas e a mesa de queijos portugueses. O almoço buffet está disponível das 12h30 às 16h00 por 50 euros por pessoa (bebidas não incluídas).

Para quem prefere um jantar bem no centro de Lisboa, a noite de Consoada do Restaurante Rossio, no Altis Avenida (na Baixa), é feita de sabores portugueses assinados pelo Chefe Carlos Marques. O menu especial apresenta um aveludado de espinafres com quenelle de queijo fresco e ervas finas, bacalhau e polvo sobre salteado de couve portuguesa em azeite e alho, lombo de porco recheado com farinheira e legumes sobre esmagada de batata assada ao molho de rosmaninho e um buffet de sobremesas típicas de Natal.

Já no dia de Natal, o restaurante apresenta um menu especial de almoço, no qual se vai poder deliciar com o crocante de alheira de caça e espargos verdes sobre puré de grão e manjericão, Polvo confitado com ervas finas sobre risotto de açafrão e espargos verdes, Cabrito assado a baixa temperatura com ervas do campo, cogumelos salteados e batatinha assada e Buffet de sobremesas de Natal. Ambos os menus têm o valor de 45 euros por pessoas (bebidas não incluídas).

Nesta época natalícia,  pode sempre optar pelo menu de almoço especial do Restaurante do Teatro do hotel NH Liberdade – no centro de Lisboa –, que incluí uma entrada, salada ou sopa, seguido de um prato quente do dia e uma sobremesa típica da época, ou, se preferir, fruta. O preço do menu é de 15 euros por pessoa. Estes menus aplicam-se a almoços e têm lugar no recentemente reaberto restaurante do hotel. No final do almoço, receberá ainda uma pequena lembrança NH Hoteles, para que a alegria de Natal se estenda por mais uns dias: três vales de desconto por pessoa para qualquer hotel da cadeia em Espanha.

Ainda na Avenida da Liberdade, o restaurante AdLib do Hotel Sofitel Lisbon Liberdade, situado no coração de Lisboa, da responsabilidade do Chefe Daniel Schlaipfer sugere para a noite de Consoada uma Terrina de foie gras com bacon fumado e texturas de maçã e uma Margarita de aipo com crocante de beterraba e carabineiro para abrir o apetite. Ao sabor do oceano, chega um Bacalhau ao vapor, coberto com puré de batata vitelotte e espuma de ostras. Vitela de leite com ervas “sous vide”, alcachofras e molho de morilles para os amantes do campo, e uma surpresa de chocolate e café para saciar o paladar. O Menu de Natal (no dia 24 de Dezembro) tem um valor de 80 euros por pessoa (inclui água mineral e café).

O Fontana Park Hotel, em Lisboa, também já tem preparados menus especiais para jantares de Natal de empresas e particulares. Para grupos com mínimo de 25 pessoas, o hotel oferece aos convidados um Fontana Welcome Drink, um voucher de estadia no hotel para duas pessoas a sortear durante o jantar e dois lugares de estacionamento gratuitos. Além disso, poderá ainda beneficiar de animação musical, como actuações de DJs e música ao vivo, inseridos na programação semanal do novo conceito Fontana Time. Para quem gosta de passar um Natal diferente, poderá desfrutar dos menus da Consoada e do dia de Natal. Pratos como o Mil Folhas de Bacalhau com Couve Portuguesa ou Peito de Perú recheado com espinafres, queijo de cabra e nozes, seguidos de um buffet de sobremesas natalícias, farão as delícias de todos.

Os menus variam entre os 25 e os 30 euros, havendo ainda a opção de buffet com saladas simples e compostas, sendo o preço por pessoa de 35 euros. Já o menu do dia de Natal fica por 29,50 euros.

O Restaurante Flores, do Bairro Alto Hotel (na Baixa lisboeta), é outro dos espaços que já tem um menu preparado com as iguarias adequadas à época natalícia, onde não faltam os melhores produtos da época, como por exemplo, as castanhas, o zimbro e as compotas de marmelo. O menu é da responsabilidade do Chef Vasco Lello e conta com pratos como canja de pata com ovinho com Aletria e hortelã, polvo assado com creme de piladas e Abóbora e erva-doce, bacalhau da tradição cozido em azeite e cebolinhas com rabas, pencas e papo-de-rôla e doces como leite-creme, rabanadas ou farófias.

Para o almoço de 25 de Dezembro, o chef desenvolveu uma ementa que, cumprindo as tradiões, inclui Bola de azeite, azeitonas e enchidos, “Rouoa velha” de bacalhau, peru de Natal assado e recheado com castanhas, cogumelos e Porto com saladinha de agrião ou cabrito estonado assado com arroz de miúdos e nabiça. O preço das refeições varia entre os 55 e os 45 euros por pessoa (bebidas não incluídas), respectivamente ao jantar de dia 24 e ao almoço do dia de Natal.

Se tiver um grupo grande de colegas, amigos ou família com quem comemorar as festas e Natal, então pode sempre optar pelo Evidência Astória Creative Hotel, em Lisboa, que está a realizar uma promoção que inclui buffet e apresenta-se nas versões almoço e jantar, com valores que variam entre os 15,50 e os 20,50 euros (incluindo bebidas), respectivamente. Os almoços são para grupos a partir de 20 pessoas, enquanto a promoção de jantar é a partir das 30 pessoas.

Para quem quem quiser antecipar o jantar de Natal, o Restaurante Assinatura, no Bairro Alto, apresenta um menu temático, com cinco pratos tradicionais deste altura do ano. O menu que o Chef Henrique Mouro elaborou especialmente para o Natal conta com um caldinho do aconchego – uma canja de pombo com massinhas – filete de polvo com batata-doce, o tradicional bacalhau com todos, lombos e não só, e um cabrito assado com arroz de miúdos. As filhós, azevias e bolo-rei, doces típicos da quadra natalícia, não foram esquecidos e também integram o menu, em versão de degustação. Este menu encontra-se disponível, todos os dias, para almoço e jantar, até ao dia 23 de Dezembro.

Na zona da Ajuda, o Restaurante Estufa Real, localizado no Jardim Botânico da Ajuda, preparou duas propostas distintas para os almoços, da autoria do Chefe Jean Zaragoza. A primeira proposta inclue uma salada de morcela assada com maçã caramelizada ou um creme de alho francês, seguido de um rolinho de linguado com cebolinho ou uns lombinhos de porco em vinha de alho. Para sobremesa, a opção será entre uma tulipa crocante com mousse de uvas ou uma torta de amêndoa com molho praliné.

A segunda opção apresemta um leque mais variado de pratos, com aperitivos, um creme de couve portuguesa com bacon tostado, bacalhau lascado com creme de alho, rolinhos de perú com couve lombarda, com aguardente velha e puré de castanhas, e para sobremesa uma fatia de Floresta Negra com cereja ou uma tulipa de frutos silvestres com creme de limão. A refeição termina com café e bolo-rei, tão característico da época.

Para aqueles que preferirem um menu diferente do tradicional, pode sempre apostar no SushiCafé Avenida, que apresenta nesta época especial um menu único alusivo ao Natal. No espaço onde se serve a mais pura gastronomia japonesa pode-se saborear um menu natalício até ao dia 6 de Janeiro de 2012.

Concebido para quatro pessoas, este menu desenhado pelo Chefe Daniel Rente é composto por welcome drink, entrada, prato principal, sobremesa, vinho e café. A entrada consiste num creme de castanha e gyozas (ravioli japonês de frango e legumes). Do prato principal consta uma multiplicidade de rolos e nigiris de sushi e sashimi variados, montados de forma muito original e tradicional: no centro, um coco aberto ao meio e recheado com massas à base de tamarindo, amendoim e camarões marinados em yuzu (citrino tipo lima), ostras servidas com shisô (hortelã japonesa), roxo desidratado e tobiko colorido (ovas de peixe voador). Toda a peça é decorada com pinhas de pinheiro, bagas e folhas de plantas japonesas, flores e vários elementos decorativos em forma de ikebana. Já a sobremesa consiste num inovador créme brûlée de yuzu, finalizado no momento. Este menu, cujo preço é de 45 euros por pessoa, pode também ser degustado no SushiCafé Amoreiras.

Já na zona Sul do país, pode celebrar o Natal em Évora no L’And Vineyards, onde o Chefe Miguel Laffan propõe uma experiência gastronómica especial para o menu da Consoada em que se destaca o Lavagante braseado com citrinos e o Bacalhau em crosta de Pain d’Épice

Se no Natal estiver no Algarve, o Alba Villas by Epikuren, hotel de charme localizado na falésia de Albandeira no Carvoeiro, pode ser uma opção para o menu da Consoada e para o almoço de dia 25. Na véspera de Natal o jantar inclui uma entrada, um prato de peixe e outro de carne e sobremesa. Do menu fazem parte entradas como um Aveludado de aves com hortelã da Ribeira e ovo de codorniz escalfado e pratos como o bacalhau e o polvo da noite da consoada ou Pargo assado á portuguesa sobre um empadão de sapateira. No prato de carne a escolha poderá passar por um Roulade de cabrito confitado guarnecido de grelos e uma tarte de batata doce e maçã e chegado à sobremesa poderá optar entre uma aletria crocante com sopinha de abóbora, mil folhas de abanadas com mel de azinho e um gelado de bolo rei ou um Pudim de azeite e mel com creme de requeijão, abóbora e castanhas glaciadas. O menu tem um valor de 45 euros por pessoa (bebidas incluídas).

Já no dia 25 de Dezembro, haverá um Buffet de Frios ao almoço, com as entradas tradicionais natalícias, as saladas (simples e compostas), os queijos e charcutarias. De seguida, da Table d’Hote farão parte um

Creme de castanhas com cogumelos silvestres, um Aveludado de bacalhau com coentros e ovo de cordoniz escalfado, uma versão do bacalhau com todos, a Lagarada de polvo, com batatinhas assadas, cebola, pimentos e tomate com azeite de ervas finas, o tradicional Peito de peru recheado de castanhas e uma Perna de cabrito assada com batatinhas á padeiro e esparregado de grelos. O almoço só estará completo com um Buffet de sobremesas onde não irá faltar o arroz doce, as farófias, o Bolo Rei, as azevias, filhoses, lampreia de ovos, tronco de Natal, a pêra bêbada e frutas frescas laminadas. O almoço de Natal custa 47,50 euros por pessoa (bebidas não incluídas), havendo a opção de incluir – tanto no Menu Consoada como no Almoço de Natal – um suplemento de 25 euros para bebidas, onde estão incluídos vinhos Marquês dos Vales, cerveja, Espumante Soalheiro, água, sumos e Soft drinks.

Por Cristina Alves e Clara Inácio 
Fotos de Elsa Furtado

Deixar uma resposta