Natal: Como entreter os miúdos durante as férias

O Natal está à porta, as escolas estão fechadas, os cadernos ficam temporariamente distantes da azáfama escolar. As primeiras férias do ano letivo já estão aí  e um pouco por todo o país há programas feitos a pensar na ocupação dos tempos livres de crianças e jovens. As atividades para ocupar os tempos livres são planeadas para divertir, ensinar e despertar a curiosidade de crianças e jovens. Há um pouco de tudo: teatro, dança, música, experiências científicas, animais, e sabores e cheiros de Natal.

O Oceanário de Lisboa é um dos espaços que apresenta um programa muito especial para ocupar os mais novos durante as férias de Natal. De 19 de Dezembro a 2 de Janeiro, serão propostas actividades divertidas e educativas, sempre na companhia dos educadores marinhos e dos habitantes mais carismáticos do Oceanário. Está tudo a postos para receber os curiosos dos 4 aos 12 anos.

O Tubarão Valentão, o Pinguim Destemido e a Tartaruga Viajante moram no programa das “Férias Debaixo de Água” e prometem dias diferentes e inesquecíveis no Oceanário que, nas suas actividades deste ano, apresenta ainda uma surpresa adicional, recheada de suspense e divertimento. Os mais novos poderão acompanhar a aventura de uma pequena tartaruga e dos seus amigos, ao mergulharem no mundo de fantasia do musical infantil Careta, a tartaruga que defende o planeta!, às terças-feiras.

Os tubarões, como não podia deixar de ser, também estão no oceanário e no programa das oficinas. Assim como a história das três lontras vaidosas vai ser esclarecida e as tartarugas têm mistérios para descobrir, enquanto isso o pinguim e o urso-polar estão habituados ao frio e para perceber alguns assuntos vai ser necessário vestir luvas, gorros e cachecóis. Os participantes nestas férias dentro de um aquário gigante podem ainda passar duas noites com os tubarões bem por perto.

Outro sítio onde pode levar os seus filhos nas férias de Natal é ao Jardim Zoológico de Lisboa, onde pode aproveitar o passeio para comprar um kit de apadrinhamento individual. Certamente que os vai surpreender e conquiste o coração tanto dos mais pequenos como também dos graúdos, que terão a oportunidade, enquanto padrinhos, de acompanhar a evolução do seu afilhado e ter acesso a informações e ações únicas.

O Fluviário de Mora preparou para os mais novos uma série de actividades de Natal que decorrem de 19 de Dezembro a 2 de Janeiro, período onde as crianças dos 3 aos 12 anos não pagam (se acompanhadas por um adulto). O Fluviário este ano tem uma árvore de Natal única, que está em exposição na Sala de Aula / Laboratório e é iluminada pelos desejos escritos por todos os visitantes. Enquanto isso, os meninos e meninas que entrarem no parque com uma carta de Natal serão surpreendidos pelo peixinho Alberto, vestido a rigor para o Natal.

Outra das actividades irá decorrer na sala de aula, onde as crianças podem construir enfeites de Natal com material reutilizável e levar um poema para casa. Descobrir a cozinha dos peixes e preparar receitas para os peixes, são duas das múltiplas tarefas que os mais novos podem realizar.
Finalmente, para um dia completo, os mais pequenos podem também ser “Aquaristas por um Dia” ou partir “À Descoberta dos Bastidores”, actividades, contudo, que requerem marcação prévia.
Neste Natal, o Fluviário de Mora abre as portas (das 10h00 às 17h00) a todos aqueles que queiram celebrar a quadra conhecendo um pouco mais sobre os mais de 500 peixes de 55 espécies diferentes de todo o mundo em habitats naturais, aquáticos e terrestres, num percurso entre a nascente e a foz de um rio.

No Sea Life, no Porto, também está a funcionar, durante todos os dias do mês de Dezembro, o Ateliê do Cientista Louco, com muitas experiências e truques para testar em ensaios simples e interactivos com a água. Quem visitar o Oceanário do Porto terá ainda a oportunidade de ver o presépio submerso no aquário do peixe “porco-galhudo”.

O MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado realiza um atelier para crianças dos 6 aos 11 anos, nos dias 19, 20, 21 e 22, das 14h30 às 17h30. As crianças irão trabalhar com base na exposição temporária “Uma leitura de arte portuguesa”, que tem patente trabalhos de diversos artistas consagrados nos últimos 30 anos pelo prémio AICA. A atividade que vão desenvolver tem um carácter lúdico, mas sem descurar a aprendizagem, vão observar, pesquisar, descobrir e trabalhar em grupo. Vão observar as alterações produzidas em trinta anos, da abordagem dos temas, dos materiasi utilizados, das técnicas e até das cores. No final o trabalho realizado será mostrado às famílias. A participação na actividade carece de inscrição prévia e do pagamento de 50,00 euros.

A Casa das Histórias Paula Rego em Cascais propõe o Natal na Casa, com a realização de dois ateliers. Guarda-memórias, Conta Histórias acontece de 19 a 23, das 10h00 ás 13h00 e de 26 a 30, das 14h30 às 17h30. Neste atelier os participantes vão poder construir um Guarda-Memórias e partilhá-la no Natal com a família. Na oficina Caixas Tesouro vais pegar num dos teus tesouros e construir-lhe um altar, para o voltar a esconder ou exibir a toda a gente! A participação nestes ateliers requer marcação prévia e tem o custo de 40,00 euros para 5 meios dias e de 70,00 euros, para 5 dias completos. O acompanhamento ao almoço tem o custo de 3,00 euros/dia.

Por Cristina Alves e Clara Inácio

 

Deixar uma resposta