Museu do Pão em Seia tem nova ala temática pensada para as crianças

1-MPao_4Ciclo-pao (6)-eNo ano em que celebra 10 anos de existência, o Museu do Pão em Seia inaugurou uma nova ala temática e pedagógica que recria a história do pão e o seu ciclo de produção, trazendo a este museu um novo espaço de cultura e de aprendizagem, nunca se desprendendo das características de entretenimento, fantasia e diversão.

O museu tem como missão recolher, preservar e exibir os objetos e o património do pão português nas suas vertentes etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística, criando agora um novo espaço que vai cativar o público infantil mas também o adulto. Esse novo espaço, projetado pelo cenógrafo Paulo Braga, tem mais de duzentos e cinquenta metros quadrados e vai recuar ao tempo em que a Serra da Estrela se apelidava de Montes Hermínios, há cerca de dois mil anos.

Uma família de duendes de uma floresta encantada conta a história desta época e mostra aos visitantes, interagindo com eles, a forma como se trabalhava a arte do Pão.
Tudo começa com a entrada numa seara de milho gigante em tons verdes, de onde surge o simpático Hermio, membro da família de duendes, e que convida os visitantes a recuar no tempo e ver como se fazia o pão no tempo em que os Lusitanos viviam nestas terras.
Entrando na zona do moinho, o duende moleiro trata da mó, limpa os grãos e cuida da farinha que deve ser fininha e pura, para que depois o pão tenha todo o sabor genuíno da natureza. Aqui os visitantes deslumbram-se com o mecanismo do moinho, também conhecido por azenha, movido pela força da água do riacho, habitado também por incríveis seres vivos.
Já na Padaria os visitantes aprendem com os duendes como se mistura a farinha, a água, o sal e o fermento, e como a massa cresce durante as horas seguintes e é dividida para ir ao forno.

Por entre este circuito muitas surpresas aparecem pelo caminho até as famílias chegarem ao ateliê onde as crianças irão modelar massa de pão.

A visita à nova ala temática e pedagógica do Museu do Pão realiza-se no final do percurso da exposição permanente e tem a duração aproximada de trinta minutos. O preço do bilhete é de 5 euros sendo que para crianças dos 3 aos 12 anos e reformados, a entrada é de 3 euros e é gratuito para crianças com menos de três anos. O Museu do Pão pode ser visitado de terça a sexta-feira e aos domingos das 10h00 às 18h00; aos sábados o horário é das 10h00 às 22h00.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta