Lusitango acontece nas Festas de Lisboa’12

Decorre desde hoje o Lusitango- X Edição Festival Internacional de Tango de Lisboa’12, na Voz do Operário, integrado nas Festas de Lisboa’12.  Numa iniciativa rara na Europa, o Lusitango traz a Lisboa um conjunto de Milongas, workshops e espectáculos.

As Milongas são grandes bailes de Tango onde impera a magia do salão e a mestria dos ” tangueros ” provenientes de diversos locais do mundo. Realiza-se hoje Milonga I, das 22h30 às 05h00, com DJ Florin (Paris) e a entrada custa 20 euros. A 1 Junho, das 23h30às 05h00 é a vez de Milonga II, com o DJ Roberto (Basileia). A entrada  custa 20 euros (entrada incluída para portadores de bilhete para Puro Tango). A 2 Junho é a Milonga de Gala, das 22h30 às 05h00, com o DJ Florin (Paris). A entrada é 25 euros. A 3 Junho, das 16h 00 às 20h00 é a Milonga Prática, de livre acesso. A Milonga de Despedida é ao som do DJ Roberto (Basileia) no dia 3 Junho das 22h30 às 04h00. A entrada é 20 euros.

Ao longo do Festival existem ainda Workshops, durante a tarde. São dados pelos bailarinos e mestres convidados, com aulas a partir de 5 euros, ou em pacotes de 9 aulas a partir de 70 euros.

Puro Tango acontece amanhã, num espectáculo com alguns dos melhores intérpretes de Tango Argentino, como Sebastian Arce e Mariana Montes, Esteban Moreno e Claudia Codega, Sebastian Achaval e Roxana Suarez, Matias Facio e Claudia Rogowsky, Mariano Otero e Alejandra Heredia (Argentina), com a orquestração ao vivo por Ojos de Tango (Argentina) e o convidado especial Walter “el Chino” Laborde (Argentina). A entrada é a partir de 30 euros.

O festival encerra com um espetáculo que junta Tango e Fado, com o espetáculo, Tango-Fado, Buenos Aires-Lisboa. Tango e Fado são ambos Património Imaterial da Humanidade, representam através do canto e da dança, o sentimento de duas culturas. Conta com a participação de alguns convidados especiais, Walter “el Chino” Laborde (Argentina) e Pedro Moutinho (Portugal) acompanhado à guitarra e viola; Bailarinos Matias Facio e Claudia Rogowsky (Argentina), Mariano Otero e Alejandra Heredia (Argentina), acompanhados pela Orquestra ao Vivo Ojos de Tango (Argentina).

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.