Lusitango acontece nas Festas de Lisboa’12

Decorre desde hoje o Lusitango- X Edição Festival Internacional de Tango de Lisboa’12, na Voz do Operário, integrado nas Festas de Lisboa’12.  Numa iniciativa rara na Europa, o Lusitango traz a Lisboa um conjunto de Milongas, workshops e espectáculos.

As Milongas são grandes bailes de Tango onde impera a magia do salão e a mestria dos ” tangueros ” provenientes de diversos locais do mundo. Realiza-se hoje Milonga I, das 22h30 às 05h00, com DJ Florin (Paris) e a entrada custa 20 euros. A 1 Junho, das 23h30às 05h00 é a vez de Milonga II, com o DJ Roberto (Basileia). A entrada  custa 20 euros (entrada incluída para portadores de bilhete para Puro Tango). A 2 Junho é a Milonga de Gala, das 22h30 às 05h00, com o DJ Florin (Paris). A entrada é 25 euros. A 3 Junho, das 16h 00 às 20h00 é a Milonga Prática, de livre acesso. A Milonga de Despedida é ao som do DJ Roberto (Basileia) no dia 3 Junho das 22h30 às 04h00. A entrada é 20 euros.

Ao longo do Festival existem ainda Workshops, durante a tarde. São dados pelos bailarinos e mestres convidados, com aulas a partir de 5 euros, ou em pacotes de 9 aulas a partir de 70 euros.

Puro Tango acontece amanhã, num espectáculo com alguns dos melhores intérpretes de Tango Argentino, como Sebastian Arce e Mariana Montes, Esteban Moreno e Claudia Codega, Sebastian Achaval e Roxana Suarez, Matias Facio e Claudia Rogowsky, Mariano Otero e Alejandra Heredia (Argentina), com a orquestração ao vivo por Ojos de Tango (Argentina) e o convidado especial Walter “el Chino” Laborde (Argentina). A entrada é a partir de 30 euros.

O festival encerra com um espetáculo que junta Tango e Fado, com o espetáculo, Tango-Fado, Buenos Aires-Lisboa. Tango e Fado são ambos Património Imaterial da Humanidade, representam através do canto e da dança, o sentimento de duas culturas. Conta com a participação de alguns convidados especiais, Walter “el Chino” Laborde (Argentina) e Pedro Moutinho (Portugal) acompanhado à guitarra e viola; Bailarinos Matias Facio e Claudia Rogowsky (Argentina), Mariano Otero e Alejandra Heredia (Argentina), acompanhados pela Orquestra ao Vivo Ojos de Tango (Argentina).

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta