Lisbon & Estoril Film Festival arranca a 9 de novembro com The Master

Por Clara Inácio

The Master, de Paul Thomas Anderson e Beats of the Soutern Wild de Benh Zeitlin foram as películas escolhidos para abrir a 6ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival – 2ª com esta designação, que arranca já no próximo dia 9 de novembro e decorre até dia 18, em vários espaços culturais de Lisboa e Cascais, à semelhança da edição de 2011. O encerramento ficou a cargo de Trouble With the Curve de Robert Lorenz e Cloud Atlas, de Tom Tykwer, Andy Wachowski e Lana Wachowski.

Nesta edição do festival, de novo sob direção de Paulo Branco e que conta com um orçamento de 600 mil euros, vão ser homenageados João Pedro Rodrigues e João Guerra da Mata, com a exibição dos seus filmes e ainda Monte Hellman, Lucrecia Martel e Serge Daney, que com exceção de Daney vão todos marcar presença no certame. O realizador Miguel Alexandre vai ser homenageado com uma sessão especial, sob o mote “Percursos”.

As retrospetivas desta edição vão ser dedicadas a Brian de Palma e Hou Hsiao-Hsien e apresenta ainda a obra de cineastas raros como Artavazd Peleshyan e Adolpho Arrietta. Durante o festival realiza-se ainda o Cinemart, com a presença de grandes escritores, artistas, pintores, como Enrique Vila-Matas, Hanif Kureishi, Alfred Brendel, David Hochney, Luís Noronha da Costa.

Paralelamente às sessões de cinema vão ainda acontecer uma série de eventos, como a Performance Le Navire Night, com Sonia Wieder Atherton e Fanny Ardant; leitura de O Retrato por Jorge Silva Melo; apresentação do livro Entre o Céu e a Terra, de Rui Chafes; exposição de fotografia de Isabel Zuzarte, Simpósio “Arte vs. industriais culturais”, Masterclasses, Encontro das Escolas de Cinema Europeias e Prémio MEO Melhor curta-metragem.

As sessões vão decorrer no Cinema Monumental, Espaço Nimas, Cinema São Jorge, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Centro Cultural de Belém, Cinemateca Portuguesa, Centro de Congressos do Estoril, Casino do Estoril e Casa das Histórias Paula Rego, que recebe a exposição There de David Hockney e Alberto de Lacerda, constituída por desenhos e objectos trocados entre os dois artistas.

São vários os filmes a competição este ano, que vão ser avaliados por António Damásio, Hanna Damásio, Alfred Brendel, Fanny Ardant, Willem Dafoe e Sonia Wieder-Atherton.

Os bilhetes custam 4 euros (bilhete normal), 6 euros para para filmes Fora de Competição, 10 euros para Le Navire Night performance 10 euros. Os portadores de Medeia Card pagam 2 euros. As Masterclasses e Leituras são a 2 euros e já estão à venda nos Cinemas Medeia Monumental, King e Espaço Nimas, Cinema São Jorge, Centro Cultural de Belém, Centro de Congressos do Estoril, Casa das Histórias Paula Rego e outros locais habituais.

 

Deixar uma resposta