Tempo das castanhas assinalado em novembro no Mercado de Santa Clara

A Câmara Municipal de Lisboa promove a castanha em novembro, com a venda de produtos, demonstrações culinárias e conferências gratuitas até final do mês. A iniciativa começou no Centro das Artes Culinárias (CAC) do Mercado de Santa Clara com um show cooking, recuperando as tradições alimentares de Todos-os-Santos, “O Pão por Deus”. A demonstração esteve a cargo de Júlio Vintém (Restaurante Tomba Lobos, Portalegre) e de Marlene Vieira (Restaurante Manifesto, Lisboa).

Até final de novembro os visitantes vão poder conhecer uma mostra de utensílios alusivos ao tema, como a colecção de assadores típicos e podem adquirir produtos relacionados com castanhas e frutos secos directamente do produtor. Os assadores de Castanhas juntam-se ao evento que celebra a Castanha em Lisboa, com a venda de castanhas pela capital.

Os Cursos de Cozinha do CAC do Mercado de Santa Clara começam no dia 14 novembro, o “Cozinhar com Castanhas”, com a chefe Margarida Cabaço (Restaurante São Rosa, Estremoz), dia 21 novembro – “Cozinhar Com Vinho do Porto”, com a chefe Marlene Vieira (Restaurante Manifesto, Lisboa), entre as 18h00 e as 20h00. As inscrições são limitadas a 16 participantes e tem um custo de 35 euros.

Da programação destacamos as iniciativas de dia 4 de novembro, no CAC, Mercado de Santa Clara a conferência com os professores José Gomes Laranjo e Jorge Ferreira Cardoso da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, pelas 18h30, seguida de uma demonstração culinária com receitas tradicionais portuguesas com castanhas. A noite vai ser animada com degustação de castanhas e a música dos Gaiteiros de Zido. Ao longo de todo o dia há uma mostra de artesanato regional, assadores de castanhas e cestas de vime, e show cooking de receitas de castanha.

No dia 5 de novembro a castanha é rainha no Mercado da Castanha no Mercado de Campo de Ourique. Venda de castanhas, de produtos associados (compotas, conservas, entre outros), frutos secos directamente das regiões produtoras, venda de livros de receitas com castanhas e mostra de artesanato regional. Animação musical dos Gaiteiros de Zido. Dia 10 de novembro, pelas 22h00 realiza-se o Grande Magusto no Campo de Santa Clara, Mercado de Santa Clara . Dia 11 de novembro no Centro das Artes Culinárias do Mercado de Santa Clara, às 21h30 é o lançamento do livro de João Orlindo Marques, Memórias dum tempo…O objecto etnográfico, reportório de memórias.

Todas as iniciativas têm entrada livre.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta